Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Schroeder registra primeira morte causada por H1N1

Vacinação dos grupos de risco foi uma das medidas, mas prevenção da doença depende de atitudes diárias por parte da população - Foto: Piero Ragazzi/Arquivo OCP

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/06/2016 - 04:06 - Atualizada em: 22/06/2016 - 08:10

A Secretaria Municipal de Saúde de Schroeder confirmou ontem a primeira morte por H1N1. O homem de 66 anos morreu no dia 1º de junho, no Hospital São José, em Jaraguá do Sul.

O idoso, que era obeso, sofria de diabetes e tinha pressão alta, estava internado há quase um mês. Segundo a técnica em enfermagem e responsável pelo setor de Imunização e Epidemiologia de Schroeder, Lúcia Kersten Brumüller, o resultado com a subtipagem era conhecido desde a semana passada, mas a atualização junto à Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina foi liberada apenas no final da tarde de quinta-feira (16), através de boletim oficial.

De janeiro a junho, Schroeder notificou sete casos suspeitos de Influenza. Além da morte confirmada por H1N1, um caso foi descartado, três aguardam resultado e dois casos confirmados permanecem no aguardo da subtipagem. Lúcia enfatiza a necessidade de prevenção contra a gripe. “As orientações continuam as mesmas. Quem ainda não se vacinou, deve procurar o posto de saúde central, porque ainda temos a vacina em estoque para a segunda dose das crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades”, pontua. “Já orientamos também nas escolas e pelos agentes comunitários sobre os cuidados de prevenção, como ambientes arejados, lavar constantemente as mãos, ou usar álcool gel. Agora é esperar que a população faça a sua parte”, complementa.

Em Jaraguá do Sul, boletim emitido na quinta-feira pela Prefeitura apontou 21 casos suspeitos, em que nove foram confirmados. Das nove confirmações, quatro permanecem em investigação para a subtipagem, um caso ainda aguarda resultado de exames e os demais deram negativos. Neste ano, duas pessoas já morreram em Jaraguá do Sul em decorrência da doença.

Guaramirim registra o maior número de mortes da microrregião com três casos. Entre janeiro e junho, foram 11 suspeitas, com seis confirmações. Um caso ainda aguarda resultado de subtipagem.
Em Massaranduba e Corupá, até essa semana ainda não houve nenhuma notificação de caso suspeito. Desde janeiro, já foram confirmados 398 casos de Influenza no Estado, que resultaram em 42 mortes.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação