Scar promove aula de artes para idosos em Jaraguá do Sul

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

05/04/2019 - 05:04

No palco, o alongamento era comandado pelo professor e ao seu lado, os alunos aplicados repetiam os comandos “braços para cima, para baixo, agora levanta o esquerdo, o direito. E de novo!”. Os exercícios antes da aula de dança são fundamentais para relaxar e alongar o corpo, garantem os novos alunos da Scar (Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul).

Aos 83 anos, Luiz Mucciolo mudou de vida. Primeiro saiu de Santos para Jaraguá do Sul, há um mês, e agora se inscreveu no novo projeto da Scar, o “Arte na Melhor Idade”, que promove aulas gratuitas de artes visuais, dança, música e teatro para maiores de 60 anos. Ele ressalta a importância de projetos como esse para motivar e incentivar a atividade entre os mais velhos.

“É um projeto muito inteligente, que oportuniza conhecimentos gerais e dá a possibilidade de aprendermos diversas coisas”, salienta. O aposentado, que é apreciador da música, canta e faz shows para amigos.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

A aposentada Dirce Nunes, de 60 anos, também destaca a pluralidade do projeto, uma vez que engloba artes diversas. “É um projeto muito interessante porque é rico. Eu gosto de artes, sou apaixonada por música, mas aqui podemos aproveitar e aprender mais, ir além. É mais uma coisa que estou fazendo e é importante porque podemos interagir”, diz.

Além disso, Dirce ressalta o sentimento de reconhecimento que o programa traz. “É uma maneira de valorizar as pessoas e uma oportunidade para aquelas que não tiveram contato com a arte. É valorizar o ser humano e especialmente os idosos”, acredita.

 

Aceitação surpreendeu os organizadores

O programa é dividido em quatro módulos, explica a coordenadora artística pedagógica da Scar, Vera Lúcia Possari. Os cerca de 60 alunos inscritos foram divididos em quatro grupos e a cada dois meses passam por um dos módulos, onde aprendem uma das modalidades artísticas.

Vera conta que a motivação para a criação do projeto é o número de idosos que moram em Jaraguá do Sul. Segundo ela, o objetivo é poder oportunizar atividades de qualidade.

“São pessoas que ainda buscam conhecimento. Elas têm uma vivência muito grande que podem dividir, partilhar isso e ao mesmo tempo têm sede de conhecer coisas novas. O objetivo é acrescentar na vida deles e ressignificar a arte”, ressalta.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Ela afirma que esta é só a primeira edição de um projeto que tem tudo para ter vida longa. O interesse superou as expectativas e a reação dos alunos, enfatiza Vera, já indica que o projeto será um sucesso.

“Foi incrível recebê-los. Nós já esperávamos o interesse, mas não sabíamos como seria a aceitação e quando vimos aquele sorriso e aquele olhar de quem quer aprender, quer conhecer, quer fazer acontecer, superou tudo que imaginávamos. Eles se sentem protagonistas porque muitos vinham aqui todos os dias trazer os netos e agora são eles no palco”, destaca.

As aulas acontecerão todas as quintas-feiras, entre 9h e 11h, na Scar e a coordenadora avisa: ainda há vagas disponíveis. Para realizar a inscrição basta ter interesse, ter mais de 60 anos e ir a Scar em horário comercial.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?