Saúde em atenção: Campanha de Vacinação contra a Gripe tem início antecipado

Foto Mauricio Vieira/Secom

Por: Giulia Venutti

18/03/2020 - 11:03 - Atualizada em: 18/03/2020 - 15:04

Por conta da pandemia do coronavírus e dos casos confirmados no Brasil, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza em todo o país. A primeira etapa começa na próxima segunda-feira (23) e será destinada para pessoas com mais de 60 anos e profissionais da área da saúde. Prevista originalmente para iniciar em abril, a mobilização seguirá até o dia 22 de maio e abrangerá outros grupos de risco.

A gerente de Imunização da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, explica que a vacina contra a gripe não imuniza a população contra o coronavírus, mas que a antecipação ajuda na identificação de casos da doença. “A antecipação da campanha é uma estratégia que será utilizada pelo governo federal para facilitar o trabalho das equipes de saúde no diagnóstico do coronavírus. Isso porque os sintomas da Covid-19 são muitos semelhantes aos da gripe”.

Em Santa Catarina, mais de 2,2 milhões de pessoas estarão elegíveis para receber a dose na rede pública de saúde. A novidade para a campanha deste ano é a inclusão de mais um grupo: os adultos com idade entre 55 e 59 anos. Crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas doses, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas. A vacina protegerá contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B.

Etapas da Campanha de Vacinação

  • 1ª fase (a partir do dia 23/03): idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;
  • 2ª fase (a partir do dia 16/04): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • 3ª fase (a partir do dia 09/05): crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul