No fim da tarde desta sexta (17), a Prefeitura de Jaraguá do Sul comunicou as novas medidas de prevenção ao coronavírus que passam a valer na próxima semana.

Pela transmissão, também foi anunciada a criação de um protocolo de atendimento na Saúde, que será definido e colocado em prática a partir de terça-feira (21).

Todas as unidades de saúde do município devem se concentrar no atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19.

Os casos de urgência e emergência de outras enfermidades serão mantidos, mas tratamentos e consultas eletivas serão adiados.

De acordo com o secretário da Saúde, Alceu Moretti, com este protocolo, o atendimento presencial relacionado ao coronavírus ficará mais próximo da comunidade e as pessoas não terão que se deslocar para serem avaliadas.

Cloroquina e ivermectina

Sobre uma das dúvidas frequentes da comunidade, o uso de medicamentos como cloroquina e ivermectina, Moretti esclarece que desde o início da pandemia eles são utilizados, como parte de um coquetel, quando há indicação médica, portanto, não há nenhuma restrição a eles.

“Esses medicamentos e outros como corticoides e azitromicina estão disponíveis e são ministrados quando o médico entende que devem ser. É uma escolha médica, do profissional especializado para decidir”, explica.

O secretário também reforça que todos os pacientes sintomáticos que procuram o Pama, até então unidade de referência no tratamento ao coronavírus, já saem de lá com a medicação necessária e gratuita e estão sendo testados sempre que o médico define.

 

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul