Foto Gustavo Luzzani/OCP News
Foto Gustavo Luzzani/OCP News

A Prefeitura de Jaraguá do Sul e o Comitê Extraordinário Covid-19 anunciou nesta sexta-feira (17) novas alterações nas medidas de enfrentamento ao coronavírus no município.

As regras definidas também valerão para as outras cidades que compõem a Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu).

Entre as principais mudanças estão a proibição, a partir de segunda-feira e válidas por 15 dias, da circulação do transporte coletivo, da realização de missas e cultos e de treinos de esportes coletivos ou individuais de contato.

Além disso, um novo protocolo de atendimento na Saúde foi definido e será colocado em prática na terça-feira.

Essas medidas se somam ao decreto assinado pelo prefeito Antídio Lunelli no dia 9 de julho e que já havia restringido horário de bares e restaurantes, proibido a realização de festas e eventos seja em ambientes públicos, privados e em residências, e estabelecido novas normas para o funcionamento de supermercados e similares.

A presidente do Comitê e chefe de Gabinete Emanuela Wolff ressalta que Jaraguá do Sul provavelmente está enfrentando o pico do contágio, o que exige medidas mais restritivas.

“Desde o princípio estamos trabalhando com análise diária e rigorosa dos números. Agora é hora de apertar, de ficar em casa sempre que puder, de reforçar os hábitos de higiene. Por sua vez, o poder público está aumentando as restrições e intensificando as operações de fiscalização”, diz Emanuela.

Tratativas com o comércio, o setor de serviços e o industrial estão sendo feitas para que se consiga encontrar maneiras de dar suporte em segurança aos trabalhadores com a suspensão do transporte coletivo.

Jaraguá do Sul é referência

Apesar do aumento do número de casos nas últimas semanas que assusta e exige atenção redobrada, Jaraguá do Sul tem uma das mais baixas taxas de letalidade e contágio de Santa Catarina que, por sua vez, é o Estado considerado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com a melhor gestão do combate à Covid-19 do Brasil.

A taxa de letalidade pelo novo coronavírus é de 1,18% em Santa Catarina, menos de um terço da taxa nacional, que é de 3,86%. Em Jaraguá do Sul, por sua vez, esta taxa é de 0,92%.

Na avaliação do prefeito Antídio Lunelli, apesar dos desafios, o município tem conseguido enfrentar com eficiência um vírus que teve potencial para abalar o mundo todo.

“Temos os melhores índices. Mas precisamos lutar com ainda mais rigor nas próximas semanas que são estratégicas. Nosso objetivo com as novas medidas é baixar a curva de contágio sem precisar paralisar a economia. Contamos com vocês jaraguaenses, que sempre estiveram a postos quando chamados”, disse o prefeito ao assinar o decreto.

Protocolo Covid na Saúde

A partir da próxima terça-feira (21), todas as unidades de saúde do Município estarão concentradas no atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19.

Porém, consultas de urgência e emergência de outras enfermidades ficam mantidas. Tratamentos e consultas eletivas serão adiados.

Sobre uma das dúvidas frequentes da comunidade, o uso de medicamentos como cloroquina e ivermectina, o secretário de Saúde Alceu Moretti esclarece que desde o início da pandemia eles são utilizados, como parte de um coquetel, quando há indicação médica, portanto, não há nenhuma restrição a eles.

“Esses medicamentos e outros como corticoides e azitromicina estão disponíveis e são ministrados quando o médico entende que devem ser. É uma escolha médica, do profissional especializado para decidir”, explica.

Moretti também reforça que todos os pacientes sintomáticos que procuram o Pama, até então unidade de referência no tratamento ao coronavírus, já saem de lá com a medicação necessária e gratuita e estão sendo testados sempre que o médico define.

O que diz o novo decreto

Ficam proibidas a partir de segunda-feira:

  • A circulação do transporte público coletivo,
  • A realização de missas e cultos,
  • Práticas esportivas de contato ou que envolvam contato, práticas esportivas patrocinadas pela administração municipal, excetuando-se os esportes profissionais que seguirão regramento específico do Governo Estadual,
  • Fica limitado ao máximo quatro pessoas por mesa nos estabelecimentos (bares, restaurantes, lanchonetes, confeitarias e congêneres).

Continuam proibidos:

  • Cinemas, museus e teatros;
  • Eventos em formato drive thru e drive-in de qualquer espécie e formato;
  • Abertura de casas de eventos, casas noturnas e parques temáticos;
  • Shows, espetáculos, festas e eventos que acarretem reunião de público;
  • Atividades esportivas de recreação;
  • Apresentações musicais, culturais, esportivas e similares em estabelecimentos comerciais, em serviço de alimentação e bar, em clubes sociais e esportivos, e similares.

Fiscalização intensificada

A fiscalização das medidas será feita pela Vigilância Sanitária e pela Polícia Militar. A equipe de fiscais foi reforçada desde a semana passada e o 190, da PM, foi definido como canal oficial para receber denúncias da população.

Novas sanitizações também devem ser feitas pela Prefeitura nas próximas semanas.

 

 

Com informações de assessoria de imprensa.

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul