Samae inicia instalação de rede coletora de esgoto na Barra do Rio Cerro

Após trabalhos na Feliciano Bortolini, equipes do Samae passam por outras cinco ruas do bairro | Foto Eduardo Montecino/OCP

Por: Gustavo Luzzani

07/06/2018 - 09:06 - Atualizada em: 08/06/2018 - 15:17

O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Jaraguá do Sul iniciou nesta quarta-feira (6) a implantação da rede coletora de esgoto na rua Feliciano Bortolini, no bairro Barra do Rio Cerro.

São cerca de 450 metros de extensão de rede e aproximadamente R$ 1 milhão investidos com recursos do Samae. Ao longo da obra, que deve durar em torno de 30 dias, o trânsito na rua ficará em meia pista.

A ação também vai contemplar outras seis ruas do bairro: Horácio Rubini, Angelo Rubini, Virgílio Pedro Rubini, Maria Hruschka Rubini e Albina Kogos Piazera. O esgoto coletado será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do São Luís, que foi inaugurada em 2016.

Pavimentação também está nos planos

Aproveitando que as obras iniciaram esta semana, a Prefeitura de Jaraguá do Sul fará a pavimentação da rua Feliciano Bortolini após a conclusão da rede.

De acordo com o diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, a implantação dos tubos levará cerca de um mês.

“Essa obra significa qualidade de vida para toda a população de Jaraguá do Sul. É a continuidade para melhorar ainda mais o índice de tratamento de esgoto na cidade, que já ultrapassa os 80%”, ressalta.

A equipe do Samae ainda está contabilizando o número de residências que serão contempladas com a instalação da nova rede de esgoto, mas segundo Izidoro a expectativa é que atenda aproximadamente mil pessoas.

O avanço exato no índice, aponta o presidente, só poderá ser calculado depois que as ligações forem efetivadas.

Obras devem impactar o trânsito

De acordo com o diretor de Trânsito da Prefeitura, Írio Riegel, o trânsito vai funcionar em meia pista durante a instalação da rede.

Riegel pediu cautela para os motoristas, pois, além de receber as obras da Samae, a rua Feliciano Bortolini ganhou uma nova faixa de lombada eletrônica de 60 km/h, que entrou em funcionamento nesta semana.

O diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, salienta a importância dos motoristas se manterem atentos.

“Obras de infraestrutura como esta causam alguns transtornos, por isso pedimos a sua compreensão neste período, bem como atenção para as mudanças no trânsito que serão necessárias para a realização deste serviço”, finalizou.

Após o término das obras, a Prefeitura deve notificar os responsáveis pelas propriedades nos trechos que receberão a nova rede para que as calçadas sejam regularizadas, assim como foi feito nas obras da rede de esgoto na Max Wilhelm, em 2017.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui

Região de Joinville – Clique aqui

Região de Florianópolis – Clique aqui