Sábado (19) é o dia D da campanha contra o Sarampo em Florianópolis

Foto Agência Brasil

Por: Ewaldo Willerding Neto

18/10/2019 - 07:10 - Atualizada em: 18/10/2019 - 07:48

O dia D da campanha será neste sábado (19), quando todos os centros de saúde da Capital permanecem abertos para a vacinação, das 8h às 17h.

Continua até o dia 25 de outubro a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo que pretende imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade em todo o Brasil.

Em Florianópolis, desde o início do ano, 17 pessoas já foram diagnosticadas positivas para a doença, e outros 22 casos estão em investigação.

Em Florianópolis, desde o início do ano, 17 pessoas já foram diagnosticadas positivas para a doença | Foto Ilustrativa/Portal Free

Por este cenário, o Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, estão realizando ao longo do mês de outubro, e até 30 de novembro de 2019, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, tendo os dias 19 de Outubro e 30 de Novembro como os dias de mobilização nacional.

Etapas da campanha

Primeira etapa

  • De 7 a 25 de outubro
  • Público-alvo: crianças de seis meses a menores de 5 anos
  • Dia D: 19 de outubro

Segunda etapa

  • De 18 a 30 de novembro
  • Público-alvo: de 20 a 29 anos
  • Dia D: 30 de novembro

Público-alvo superior a 200 mil pessoas

Segundo vigilância epidemiológica da capital, o público-alvo de vacinação é de aproximadamente 210.366 pessoas. A meta é avaliar, pelo menos, 95% dos grupos elegíveis para a vacinação, e aplicar a vacina nos aos que estiverem com esquema incompleto.

Nesta campanha, também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional para atualização da Caderneta de Vacinação da criança, visando o resgate e vacinação de não vacinados.

Neste sábado (19), a campanha será intensificada para o dia D e os Centros de Saúde permanecem abertos das 8h às 17h apenas para a vacinação.

A UPA Norte vai aplicar vacinadas entre 8h e 17h. Alguns centros de saúde aproveitarão o dia D para intensificar também programações do outubro Rosa, como preventivos e testes rápidos.