Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa em SC

Foto Arquivo OCP News

Por: Giulia Venutti

07/10/2019 - 10:10

Todas as cidades catarinenses iniciam nesta segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Na primeira fase, que segue até o dia 25 de outubro, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia “D” de mobilização ocorrerá em 19 de outubro. Para a primeira fase, Santa Catarina recebeu cerca de 300 mil doses da vacina.

Já a segunda fase acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro com a aplicação de doses em adultos entre 20 e 29 anos de idade. O dia “D” para este público está marcado para o dia 30 de novembro.

O calendário de vacinação prevê que as crianças tomem a primeira dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, aos 12 meses e a segunda e última dose, aos 15 meses. No entanto, caso a criança não possua o registro de imunização, precisa ser levada até uma unidade de saúde para atualizar a situação vacinal.

Além dessas duas doses, o Ministério da Saúde recomenda que crianças entre 6 e 11 meses tomem a “dose zero” da vacina e depois sigam o esquema de vacinação normalmente. Já no caso dos jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos, é fundamental que verifiquem a situação vacinal.

Quer receber as notícias no WhatsApp?