Em uma live que atualizou a situação das chuvas na cidade, a Prefeitura de Blumenau informou que o rio Itajaí-Açu deve chegar a 7 metros por volta das 22h* desta quinta-feira (21). Caso a previsão se confirme, as águas já devem começar a alagar as primeiras vias da cidade, como a rua São Rafael, no bairro Itoupava Norte. Na última medição, às 17h, o nível estava em 6,64 metros, classificado como estado de "alerta".

Apesar da expectativa de estabilização e possível diminuição da altura no decorrer da noite, a Defesa Civil recomenda que moradores residentes em vias com cota de enchente até 8 metros adotem procedimentos preventivos, como levantar o mobiliário e, se possível, dormir em locais seguros. Para saber a cota de enchente da sua rua, basta clicar aqui.

Diante do panorama, a Prefeitura decidiu abrir dois abrigos, um na Paróquia Luterana da Velha e outro na E.E.B Santos Dumont, no bairro Garcia. Até o momento, contudo, não há pessoas desabrigadas no município.

A Defesa Civil de Blumenau já registrou 145 ocorrências desde o último domingo (17). Destas, 90 foram deslizamentos de terra, além de 18 quedas de árvores, 31 análises de risco e seis alagamentos. O órgão avalia os estragos para definir se decretará situação de emergência, trâmite necessário para solicitar recursos federais.

Com o solo encharcado e a previsão de tempo instável até o início da próxima semana, a orientação é para que a população fique atenta a possíveis sinais que indiquem risco de desbarrancamento, como inclinação de postes e árvores, aparecimento de rachaduras na parede e em muros, ou qualquer movimento de terra.

 

 

Em caso de emergência, os cidadãos devem entrar em contato pelo telefone 199 ou 193.

*Atualização: Inicialmente, a previsão divulgada pela Prefeitura era que o nível do rio Itajaí-Açu chegaria a 7,5 metros às 22h. Contudo, uma nova estimativa, atualizada às 19h08, aponta que a altura deverá alcançar 7 metros.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: