O rio Itajaí-Açu atingiu 6,03 metros de altura em Blumenau, de acordo com medição divulgada pela Defesa Civil do município às 12h desta quinta-feira (21). O nível já é classificado como estado de "alerta". A partir de 7,4 metros, o rio começa a invadir as primeiras vias da cidade, como a rua São Rafael, no bairro Itoupava Norte.

Com 8 metros, Blumenau entra em estado de "prontidão", o último na escala de monitoramento da altura do Itajaí-Açu. A última enchente na cidade ocorreu em junho de 2017, quando o rio alcançou o pico de 8,71 metros.

A Defesa Civil de Blumenau já registrou 76 ocorrências por conta das chuvas desde o último domingo (17). Destas, 50 foram deslizamentos de terra, além de 11 atendimentos referentes à queda de árvores. Apesar da grande quantidade de desbarrancamentos, até o momento não há famílias desabrigadas.

O caso mais grave aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (20), quando um deslizamento de terra atingiu os fundos de uma oficina na rua Johann Sachse, no bairro Badenfurt. A localidade está sendo monitorada por geólogos.

O sistema de baixa pressão que atua entre Santa Catarina, Paraná e Paraguai segue mantendo a condição de instabilidade ao longo desta quinta e sexta-feira (22). A chuva é persistente e ocorre com intensidade fraca a moderada. Não se descarta o risco para chuva intensa em curto período de tempo.

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelos telefones 199 ou 193.