Quarentena: população pode acessar serviços públicos da Prefeitura de Blumenau pela internet

Por: Giulia Venutti

18/03/2020 - 16:03 - Atualizada em: 18/03/2020 - 16:58

Atualmente, a Prefeitura de Blumenau dispõe de uma série de serviços públicos digitais. Além de trazerem mais comodidade e agilizarem os processos, os atendimentos online são importantes ferramentas neste momento em que as pessoas necessitam permanecer em suas casas, como forma de conter a propagação do coronavírus.

Na Praça do Cidadão, diversos processos podem ser iniciados pela internet. São serviços como emissão de nota fiscal eletrônica, que pode ser feita pelo Notablu, ou para autônomos, pelo e-mail notafiscal@blumenau.sc.gov.br; consultas para construir ou estabelecer; pedido de demolição; avaliação de imóveis; cancelamento ou prorrogação de prazos de multas; emissão de certidões e guias.

Para utilizar o atendimento virtual, o cidadão precisa se cadastrar na Praça do Cidadão Web, cuja liberação é feita também via internet. Os processos virtuais, por sua vez, podem ser acessados no ícone Serviços Online.

Já a Ouvidoria da Prefeitura atende pelo e-mail ouvidoria@blumenau.sc.gov.br, ou pelo WhatsApp (47) 99769-3773. O atendimento também é feito por telefone, por meio do 156. Para o Samae, o número é o 115. Pedidos de acesso à informação podem ser feitos pelo eSIC.

No Procon, denúncias dos consumidores podem ser cadastradas pelo WhatsApp, no número (47) 99920-0083, ou no portal. Na maioria dos casos, a resposta ao consumidor tem prazo de sete a dez dias.

 

 

Para os empresários, a Praça do Empreendedor também dispõe de vários tipos de serviços online, como consultas de viabilidade, alvarás e processos, Boletim de Informações Cadastrais Não Imobiliárias (Bicim), emissão de certidões negativas de débitos e formulário de aspectos ambientais. Para esclarecimento de dúvidas e solicitação de serviços, as pessoas podem entrar em contato pelo WhatsApp, no número (47) 99983-5967.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul