Projeto “Guerreiros da Vida” proporciona momentos de alegria a grupo de idosos

Foto Eduardo Montecino/OCP

Por: OCP News Jaraguá do Sul

30/09/2017 - 06:09

Proporcionar autoestima e momentos de alegria às pessoas que trilham pela vida há mais de seis décadas e hoje convivem no mesmo espaço. É o que propõe o “Guerreiros da Vida”, projeto desenvolvido pela unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Jaraguá do Sul em parceria com 28 estagiários de 15 a 24 anos do Ciee (Centro Integrado Empresa  Escola). Antes de partirem para a prática, os alunos estudaram o Estatuto do Idoso, novas formas de envelhecimento e as diferenças entre o idoso contemporâneo e o de seis décadas.

A proposta nasceu pela iniciativa do Sesc, que desenvolve o programa Liderança Comunitária com o apoio da organização Júnior Achievement. Em Santa Catarina, a capacitação de jovens líderes já envolveu em torno de 10,5 mil voluntários em 280 escolas ou entidades de 55 cidades.  Na unidade Jaraguá do Sul, a responsável é a técnica de Desenvolvimento Comunitário, Juliana Arruda Valente.  A escolha por atuar com indivíduos da terceira idade foi decidida entre os próprios estudantes, coordenados pela assistente social do Ciee, Silene Bachmann Nogaretti.

Na manhã da última quinta-feira (28), o OCP foi conferir uma atividade de recreação prestada ao núcleo feminino da casa de Repouso Caminho Suave, que atende preferencialmente idosos com Alzheimer e Parkinson. Ao longo de setembro, os estudantes passaram a oferecer serviços de manicure/pedicure, corte de cabelo e massagens. Nesta semana a diversão foi um jogo de bingo, com suporte individual às moradoras da casa, que receberam peças de artesanato como prêmios, doadas por artesãos do Brique do Sesc. Recreativa e integradora, a atividade propicia trabalhar a memória e a integração.  Os jovens aprendizes também se colocaram à disposição para ouvir histórias e transmitir palavras de estímulo ao grupo das veteranas.

Na mesa do refeitório que se transformou em mesa de bingo, 13 mulheres com idades variáveis e históricos diferentes de vida estavam reunidas e se entusiasmaram ao saber que os prêmios seriam peças confeccionadas por artesãos.

Helena Cardoso, 65 anos, fez pose para foto e se colocou no centro da mesa. Maquiada, com o cabelo pintado e penteado, exibia unhas pintadas e um sorriso acolhedor. Fala com desenvoltura: “Gosto demais dessas visitas. Semana passada fizeram as minhas unhas, massagem e cabelo. Quando os jovens vêm aqui, tudo fica mais alegre, querem conversar com a gente”, contou, sorrindo.

Elaine Santos Lima, 57 anos, se reconhece faladeira e um pouco ansiosa quando tem muita gente à volta, mas diz que hoje consegue lidar melhor com a situação. “Aqui tenho liberdade, a casa é boa. De todos os lugares onde já estive, prefiro aqui. Entendi meus deveres e direitos”, declara, confiante de que ganharia uma necessaire de prêmio.  Maria Dalri Fachini, 84,  é mais observadora e de poucas palavras. “Gosto das amigas que fiz aqui ”, resume timidamente, com o olhar atento nos números do bingo.

Momento de lazer e de interação entre gerações | Foto Eduardo Montecino/OCP

“Essa experiência agrega para a gente”

A estagiária e gestora da turma que implementa o projeto“Guerreiros da Vida”, Camila Moser Joaquim, 18 anos, fala com entusiasmo da vivência com idosos que passou a ter fora do ambiente familiar. “Tenho três avós vivos, e minha avó mais velha, Iria, de 87 anos, adora quando vou conversar  com ela e fazer as unhas dela”, conta. Estudante do 2º semestre de estética e cosmética na Sociesc, em Joinville, ela garante que sempre gostou de conviver com pessoas com mais tempo de estrada.

“Essa experiência é muito boa. Viemos conhecer a estrutura daqui e, vendo o estado de saúde deles, a gente constata a importância de cuidar da própria saúde, da prevenção”, observa a líder. “É muito bom para mim e para todos, agrega para a gente”, declara, com um sorriso de quem se sente gratificada.

Exercitando a cidadania

e arrancando sorrisos

A técnica de Desenvolvimento Comunitário do Sesc, Juliana Arruda Valente, esclarece que o Liderança Comunitária foi implantado há três anos em Santa Catarina, e que a parceria local com o Ciee acontece há dois anos. “Todos aqui já estão atuando no mercado. Com esse trabalho com os idosos, eles (alunos) estão sendo multiplicadores”, assinala.

O projeto, que exercita princípios de cidadania e de respeito para com a terceira idade, propicia sorrisos e bem-estar aos beneficiados. Juliana lembra que é comum as pessoas se lembrarem “de instituições que atendem crianças ou pessoas com algum tipo de deficiência”, e que por isso surpreendeu a decisão da turma ao implementar o Guerreiros da Vida.  Através de suporte técnico do Sesc, o projeto também subsidiou a compra de itens para a atuação voluntária na casa de repouso, como esmaltes, tesouras e demais apetrechos para unhas e corte de cabelo.

Humanização no atendimento

O sócio-proprietário da casa de repouso Caminho Suave, Leonardo Tomaselli, explica que a casa é especializada no atendimento a idosos que preferencialmente apresentam doenças como Alzheimer, Parkinson e AVC (acidente vascular cerebral) com sequelas. A instituição foi criada há dois anos e também disponibiliza o serviço de “creche” para o idoso passar o dia.

O bem-estar proporcionado pelo projeto social de jovens estudantes às veteranas foi constatado no refeitório, onde todas aguardavam a chegada da turma com olhares de expectativa. “Elas ficam arrumadas, criam autoestima e recebem uma qualidade de vida que muitas não têm em casa”, observa Leonardo.  Ele destaca que essa interação com as novas gerações atende determinações que constam no Estatuto do Idoso e na lei municipal, “dos idosos estarem inseridos na sociedade com faixas etárias diferentes”.

Quem quiser conhecer mais o projeto pode acessar o https://www.facebook.com/Guerreiros-da-Vida-447783848909761/

 

*Com reportagem de Sônia Pillon