Programa Saco Verde de Jaraguá do Sul é destaque nos projetos de reciclagem em Santa Catarina

Foto Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

10/06/2021 - 12:06 - Atualizada em: 10/06/2021 - 12:15

O programa “Saco Verde” de Jaraguá do Sul foi escolhido como um dos oito melhores projetos de boas práticas na área de gestão municipal de resíduos em Santa Catarina.

O projeto será apresentado no Fórum Catarinense das Boas Práticas Lixo Zero, que acontecerá em Florianópolis, nesta sexta-feira (11).

O evento será realizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil. O principal objetivo é discutir, mapear e promover as boas práticas do estado catarinense, demonstrando para os cidadãos que já existem exemplos e maneiras de buscar a mudança necessárias na área.

Serão abordados temas como tendência e inovação, conscientização e educação, redução e reuso, reciclagem e compostagem.

Programa Saco Verde

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) assumiu a gestão dos resíduos sólidos em 2018. Desde então, desenvolve práticas para aumentar o índice de reciclagem em Jaraguá do Sul.

O programa “Saco Verde” distribui sacos plásticos para o armazenamento de material reciclado. Dessa forma, fomenta, estimula e incentiva a reciclagem, fazendo com que a população separe corretamente os seus resíduos, destinando os materiais recicláveis à coleta seletiva.

Atualmente, 92% dos jaraguaenses dizem separar os materiais recicláveis em casa, segundo pesquisa do Samae. Tal postura resultou em um índice que varia de 26% a 30% de reciclagem na cidade, um dos maiores índices do Brasil.

Foto: Divulgação.

São distribuídos 200 mil sacos por mês e 120 famílias vivem diretamente da reciclagem por meio de 12 cooperativas conveniadas. A distribuição dos sacos verdes é feita a cada cinco semanas, com a entrega de cinco unidades por residência.

 

Foto Divulgação

Para o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, o município ser reconhecido por boas práticas é motivo de comemoração.

“Participar de um evento como esse [Fórum Lixo Zero] é muito gratificante. O fato de outros municípios nos procurarem para saber mais sobre como estamos tratando da reciclagem em Jaraguá do Sul, é sinal de que estamos no caminho certo”, disse.

O Samae de Jaraguá do Sul é uma das poucas empresas de saneamento do país a atuar com resultados expressivos nas quatro vertentes do saneamento básico: tratamento de água, tratamento de esgoto, drenagem e resíduos sólidos.

Segundo o diretor presidente da autarquia, Ademir Izidoro, levar informações sobre esse tema à um Fórum importante como esse é da mais alta relevância.

“Encontrar alternativas para o aproveitamento dos resíduos é tão importante quanto tratar a água esgoto de uma cidade”, avalia.

O Fórum Catarinense Municípios Lixo Zero é um evento preparatório para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities), que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2021, em Brasília, onde as boas práticas de todo o país serão apresentadas, juntamente de exemplos internacionais.

*Com informações de assessoria de imprensa.