Professora de Guaramirim tem projeto reconhecido como destaque em Santa Catarina

"Livro da Família" foi implantado há seis anos e sempre encanta alunos como Milena Stoinski, que passou pelo projeto em 2014 | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

21/09/2018 - 07:09 - Atualizada em: 21/09/2018 - 08:46

No cotidiano escolar, um dos maiores desafios é estabelecer uma parceria duradoura com a família dos alunos. O papel do professor costuma ultrapassar as portas da sala de aula quando ele assume a responsabilidade por integrar todos os elos da comunidade escolar. E é assim que nascem os grandes projetos.

Implantado há seis anos na Escola Municipal Urbano Teixeira da Fonseca, em Guaramirim, o “Livro da Família” vem evoluindo e transformando a vida de alunos, familiares e da instituição como um todo.

Sua idealizadora, a professora Eugênia Fröhlich Jacomeli, 55 anos, agora colhe os frutos do trabalho que desenvolve com as turmas do primeiro ano. O projeto está entre os três melhores na categoria Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental de Santa Catarina, no 11º Prêmio Professores do Brasil.

“Para mim, é um grande reconhecimento, pois recebi a distinção entre muitos projetos. É muito importante, não só para mim, mas para a nossa escola e evidencia essa parceria maravilhosa com os pais. É inspiração para outros projetos que estão no anonimato, para que se inscrevam”, declara Eugênia.

História escrita por muitas mãos

O aluno Paulo Henrique Maida, oito anos, exibe a página criada por sua família | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

O “Livro da Família” é uma história que inicia em sala de aula e continua em casa, com o apoio de pais e irmãos. Os alunos escolhem o personagem principal e ajudam a contar o início da trama.

Em 2018, a formiguinha ganhou o papel principal desse enredo que, igual às novelas, tem o desfecho no último capítulo. Cada criança que leva o “livro” para casa e dá andamento ao conteúdo.

Para isso, a professora disponibiliza “a bolsa mágica”, que contém uma caixa com grande variedade de materiais para ajudar a ilustrar a história, como papéis, figuras adesivas, canetas coloridas, cola, E.V.A., glitter, entre outros.

O aluno sorteado, leva todo o trabalho elaborado até ali, mais a caixa, para dar continuidade à história. Assim, o projeto também ensina sobre responsabilidade, já que todos se comprometem a cuidar o material. A última família a ter contato com o trabalho faz a conclusão do livro.

“Tanto os alunos como os familiares cuidam do trabalho com muito carinho. Durante estes seis anos, nunca uma página foi extraviada ou voltou borrada. Mesmo os alunos com alguma deficiência participam e é sempre uma alegria para todos que se envolvem”, aponta.

Entusiasmo que contagia

Professora escreveu a história do projeto, publicada neste ano dentro do Evoluir Mais Leitura | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Segundo a professora, a criança é sua fonte de ligação com a família e, ao motivá-la e enviá-la para casa feliz e encantada com o trabalho, ela acaba contagiando os pais.

“Esse ano, teve um menino que vibrou quando foi sorteado e é essa alegria que mostra aos familiares a importância deles no processo. A felicidades dos filhos é a alegria dos pais”, pondera.

O resultado dessa interação gera depoimentos emocionados das famílias que já estão presentes no livro. Um deles, escrito em setembro de 2014 pela mãe do aluno João Pedro, Cátia Krug, diz que o trabalho é excepcional.

Segundo ela, o entusiasmo do menino gerou expectativa sobre o trabalho. Assim, tanto a mãe quanto o pai aguardaram ansiosos pelo sorteio e foram surpreendidos com a quantidade de material disponível para produzir a página do livro.

“Foi glorioso participar desse projeto”, ressaltou Cátia. Ela ainda conta que o filho deu um show explicando o projeto à família, formada por vários educadores que, encantados, levaram a ideia para outras escolas.

Em sala de aula, o “Livro da Família” é sucesso e os alunos aguardam ansiosos o sorteio para levar o trabalho para casa | Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaramirim

Como as crianças ainda não possuem a habilidade da leitura no momento da elaboração do trabalho, a professora salienta que a participação da família é de suma importância.

É, também, um momento de percepção da construção da educação, que começa em casa, e quando ocorre a troca das memórias afetivas da infância entre pais e filhos. O livro de 2018 foi construído por 71 pessoas.

A semente rendeu frutos

O projeto, agora, está além dos muros da escola e se tornou um livro publicado. O “Livro da Família” integra a edição 2018 do Evoluir Mais Leitura, realizado pelo Instituto Evoluir, Ministério da Cultura e Grupo Lunelli em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Com quase 30 anos de magistério, Eugênia destaca que nunca se viu em outra profissão. Segundo ela, desde a infância costumava imitar sua professora.

Essa paixão se estende à parte da descoberta pela leitura, um momento significativo na vida das crianças. Ela leciona há mais de 15 anos na Escola Urbano Teixeira.

Quer receber as notícias no WhatsApp?