Prefeitura entrega primeiro lote de trajes tipos aos grupos folclórico de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

26/05/2023 - 13:05 - Atualizada em: 26/05/2023 - 13:49

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) concluiu, nesta semana, a entrega inicial dos trajes típicos germânicos adquiridos por meio do Pregão Eletrônico 340/2022. Esses trajes foram destinados aos cinco Grupos de Dança Folclórica Alemã de Jaraguá do Sul: Grupo Neue Heimat, Grupo Grünes Tal, Grupo Sünnros Volkstanzgruppe, Grupo Norden Tal Volkstanzgruppe e Grupo Regenwalde Volkstanzgruppe.

O primeiro grupo a receber os trajes foi o Norden Tal Volkstanzgruppe. A secretária Natália Lúcia Petry, em seu discurso, ressaltou que a verba prometida pelo governo estadual não foi cumprida, e, portanto, a Prefeitura de Jaraguá do Sul assumiu a responsabilidade de destinar recursos próprios para o edital, totalizando R$ 494 mil.

Foram entregues um total de 15 trajes femininos e 15 masculinos, representando o folclore da região conhecida como Floresta Negra (em alemão: der Schwarzwald), uma área montanhosa no sudoeste da Alemanha, na fronteira com a França. O investimento total nos trajes foi de R$ 76.315,73. A empresa vencedora do processo licitatório foi a “Costumi Stella Alpina”, sediada em Pinhalzinho (SC).

Foto: Divulgação PMJS

“Jaraguá do Sul, que tem a tradição de manter a sua cultura germânica, tem um trabalho muito forte com os grupos folclóricos. É um momento importante para esses grupos e queremos parabenizar a todos os dirigentes e integrantes, nas pessoas do Professor Daniel Wischral, dirigente do grupo Norden Tal e da Presidente da Liga dos Grupos Folclóricos, Rubia Friedemann Torres, que batalham arduamente para que esse trabalho não cesse. A Prefeitura e a secretaria cumprem com o seu papel de fomentar e incentivar, cada vez mais, todas as iniciativas culturais”, destacou.

Rubia Friedemann Torres, representante da Liga, agradeceu especialmente à Prefeitura e à secretaria por assumirem o compromisso originalmente prometido pelo governo estadual, possibilitando a aquisição dos novos trajes para os cinco grupos.

Foto: Divulgação PMJS

Ela expressou o desejo de que todos os grupos recebam seus trajes a tempo para a Schützenfest, a Festa dos Atiradores, que ocorre em novembro. Torres reconheceu o esforço da equipe da Secel e a participação dos grupos em cada etapa do processo para garantir o sucesso dessa iniciativa.

O Professor Daniel Wischral, do Norden Tal, declarou que o recebimento dos trajes representa um grande avanço, demonstrando apoio e incentivo à cultura.

“É uma grande evolução receber os trajes, numa demonstração de apoio e incentivo à cultura. Enquanto jaraguaenses, não podemos deixar nossa cultura e tradições morrer. Os grupos folclóricos representam um dos braços que mantém nossa cultura germânica em Jaraguá do Sul”, ponderou.

Foto: Divulgação PMJS

Os trajes típicos são considerados vestimentas utilizadas por um povo para expressar seus valores, costumes e crenças. Em Jaraguá do Sul, a preservação da cultura, tradição e hábitos da colonização alemã é fundamental e é expressa por meio da dança pelos Grupos de Dança Folclórica Alemã.

A confecção dos trajes típicos folclóricos germânicos é uma forma de perpetuar o cultivo às tradições e aos hábitos, tendo na difusão das manifestações culturais, seja na dança ou nos trajes, a preservação e manutenção da identidade germânica. Os trajes foram detalhadamente descritos no edital, com especificações passadas pelos dirigentes de cada grupo.

“Todos participaram ativamente da fase de preparação do edital e nos ajudaram a descrever as peculiaridades dos trajes, fornecendo os detalhes de cada peça a ser confeccionada”, explicou a chefe administrativa, Vera de Tofol.

Os próximos grupos a receberem seus trajes serão o Grünes Tal e o Sünnros Volkstanzgruppe. Já os lotes correspondentes aos grupos Neue Heimat e Regenwalde Volkstanzgruppe, não receberam propostas no pregão eletrônico e um novo edital está sendo elaborado.

O evento também contou com a presença do gerente de Cultura, Antônio Marcos da Silva, do diretor de Esportes, Ronaldo de Souza e do chefe de Equipamentos Esportivos, Fabricio Patrick Tozetto.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).