Prefeitura de Joinville realiza limpeza do rio Motucas e obras de drenagem em ruas do bairro Vila Nova

Foto: Divulgação

Por: Tanara Fagundes

24/10/2019 - 13:10 - Atualizada em: 24/10/2019 - 13:31

Com o objetivo de prevenir alagamentos e garantir o bom escoamento das águas pluviais, a Prefeitura de Joinville, por meio da Subprefeitura Oeste, realizará a limpeza do rio Motucas, na estrada Anaburgo, e obras de drenagem em ruas do bairro Vila Nova.

A limpeza é feita por meio de uma escavadeira hidráulica embarcada sobre uma balsa. A equipe da subprefeitura faz então a retirada do material depositado nas laterais e no fundo do rio com a ação do tempo. Vegetação e porções de terra extraídas servem para reforçar as bordas laterais, o que garante uma melhor vazão das águas e mais segurança durante o período de maior incidência de chuvas.

“Estamos nos preparando para o período de mais chuvas e as limpezas dos rios são fundamentais para a região do Vila Nova, para garantir a segurança dos moradores”, explica João Tadeu Moreira, secretário da Subprefeitura Oeste.

O trecho a ser limpo corresponde a 500 metros de extensão e, além dos moradores locais, beneficia a comunidade da Escola Municipal Anaburgo. Para a obra, foi necessário o uso da balsa devido ao difícil acesso aos locais de limpeza, que passam por terrenos particulares e têm vegetação que impede a chegada ao leito do rio.

Outro local que recebe obras é a rua dos Portugueses, nas proximidades da Escola Municipal Anaburgo. Cerca de 400 metros de nova tubulação está sendo implantada no trecho, que vai da estrada Anaburgo até a ponte sobre o rio Motucas. A obra tem previsão de ser concluída até o início da segunda quinzena de novembro e vai implantar 800 tubos de 60 e 40 cm de diâmetro, garantindo o bom escoamento das águas pluviais. Os trabalhos preparam o trecho para receber a pavimentação com pavers em parceria com a comunidade.

Com as obras na fase de colocação dos pavers, a rua Sérgio Geraldo Rieper, lateral da João Miers, também recebe a pavimentação em parceria com a comunidade. Após a revisão do sistema de drenagem realizado pela equipe da subprefeitura no local, cerca de 100 tubos novos foram instalados. Os trabalhos devem ser finalizados até a primeira quinzena de novembro.

Na rua Senador Virgílio Távora, lateral da rua dos Suíços, a subprefeitura iniciou os trabalhos de corte da via para a preparação para a pavimentação comunitária, nesta semana. Cerca de 150 metros da rua, concentrados em um trecho com um morro, serão pavimentados. Além do sistema de drenagem com cerca de 200 tubos de 40 centímetros que será implantado no local, será necessária toda a estruturação da via, com a adição de materiais e utilização de maquinário, o que vai estender os trabalhos até a segunda quinzena de dezembro.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger