A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) lançou o Programa Morro Verde e instituiu o Plano de Prevenção a Danos Ambientais em Trilhas situadas em Áreas de Floresta Nativa em Joinville.

A definição foi por meio da Portaria nº 127/2020, no dia 17 de setembro. Trata-se de um desdobramento do Plano de Fiscalização Ambiental estabelecido para 2020, em consonância com a legislação ambiental vigente e os Planos de Manejo de Unidades de Conservação instituídos na Região.

O objetivo do Programa é estabelecer um conjunto de intervenções preventivas intersetoriais visando evitar danos ambientais, principalmente incêndios, em trilhas e topos de morros integrados à floresta nativa.

Serão realizadas atividades de fiscalização e adotado um sistema de comunicação que seja eficiente e possibilite contato imediato entre todos os agentes envolvidos.

O Plano, a ser implantado pelo Programa, será dividido nas fases verde, amarela e vermelha, durante todo o ano. Inclui medidas de monitoramento, educação ambiental e procedimentos ostensivos nos períodos críticos se estiagem.

As ações serão realizadas por áreas técnicas da SAMA e por órgãos e entidades envolvidos no mesmo objetivo, sendo a Unidade de Fiscalização responsável pela gestão.

Ações de fiscalização já realizadas

De acordo com a SAMA, desde junho, vem sendo realizadas operações de fiscalização ostensivas nessas áreas, a fim de evitar novos incêndios, além da aglomeração de pessoas por conta da pandemia de Covid-19.

Trilhas foram interditadas temporariamente, placas de orientação foram confeccionadas e afixadas, tendo sido informados os proprietários de imóveis que dão acessos às trilhas. Nesse período, 250 pessoas foram impedidas de acessar as trilhas.

Com informações de assessoria de imprensa
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul