Prefeitura de Jaraguá do Sul realiza busca ativa de pacientes atendidos nas UBSs para cuidado contínuo

Foto: Divulgação PMJS

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

05/06/2023 - 13:06

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria de Saúde, está realizando uma busca ativa por munícipes que possuem condições de saúde crônicas, como hipertensão e diabetes, a fim de garantir um cuidado contínuo e evitar a progressão dessas condições clínicas.

Essa iniciativa, chamada de “Alô Saúde Jaraguá”, está sendo conduzida pela equipe da Central de Teleatendimento, que também realiza o agendamento de exames preventivos de câncer de colo de útero para mulheres entre 25 e 64 anos que não realizaram a coleta nos últimos três anos nas unidades de saúde do município. O objetivo dessa ação é oferecer conscientização e acesso contínuo aos cuidados de saúde reprodutiva nessa faixa etária. É importante ressaltar que, devido à pandemia, muitas mulheres deixaram de procurar os serviços de saúde para realizar esses exames, assim como outras avaliações importantes para a manutenção da saúde.

Foto: Divulgação PMJS

O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) recomendam, com base em estudos científicos, que o exame citológico seja realizado a cada três anos, sendo seguro após dois ou três resultados negativos (INCA/MS, 2016).

“A aceitação das mulheres tem sido muito boa, inclusive, relatando surpresa com esta ação da Secretaria da Saúde, levando até a casa delas a oportunidade de agendar o seu exame, sem precisar ir até o serviço de saúde”, destaca o secretário Alceu Gilmar Moretti.

Após o contato telefônico, é enviado via Whatsapp, o arquivo com a confirmação do exame, a data, horário, endereço da Unidade de Saúde e as recomendações para a realização da coleta do material. A adesão também tem surpreendido, pois há pouco absenteísmo, com o comparecimento de cerca de 90% nos dias das coletas nas UBS.