Prefeito autoriza construção de novo reservatório de água para Schroeder

Foto: Divulgação

Por: Bruno Gallas

07/07/2022 - 10:07 - Atualizada em: 07/07/2022 - 10:14

Na manhã desta quarta-feira (6), o prefeito Felipe Voigt (MDB) autorizou a construção de um novo reservatório para abastecimento de água em Schroeder.

Em reunião com representante da SM7 Engenharia, Tecnologia e Importação Ltda, empresa que executará a obra, o prefeito assinou a Ordem de Serviço. O investimento é de R$ 1.765.982,19, com recursos próprios, com prazo de sete meses para execução.

Também participaram do encontro o vice-prefeito, Lauro Tomczak, a chefe de Gabinete, Sônia Sirlene Zoz, secretária de Saneamento, Rosamira Karsten, o diretor da Águas de Schroeder, Luann Junior Forteski e equipe de engenharia da Prefeitura.

“É mais uma importante obra que estamos iniciando agora, para melhorar o abastecimento de água, principalmente nos bairros de Schroeder I e Rio Hern, onde foi feito um estudo técnico apontando a necessidade de mais um reservatório nessa região. Dentro de 6 ou 7 meses queremos a obra pronta para que, no verão, possamos abastecer melhor essas comunidades”, declarou o prefeito.

O projeto inclui a construção do reservatório de aço vitrificado com volume útil de 750m³, contemplando motobombas, painel de força e comando, paisagismo, cerca, abrigo, inversor de frequência, macromedição e instalações hidráulicas.

A estrutura terá 6 metros de altura e 12,99 metros de diâmetro e, conforme explicou o diretor da Águas de Schroeder, Luann Forteski, atenderá inicialmente cerca de 1.500 economias e 5.000 habitantes, mas foi projetada para atender 3.000 economias e 10.000 habitantes.

O reservatório será instalado em terreno da Prefeitura, na esquina da Avenida dos Imigrantes (projetada) com a Marechal Castelo Branco, no bairro Centro Sul.

“O local foi escolhido por estar ao lado da adutora principal e ser um ponto estratégico para atender aos bairros de Schroeder 1, Rio Hern e Centro Sul. Além disso, por ser uma área pertencente ao município o processo foi agilizado, não havendo a necessidade de desapropriação, indenização, licenças ambientais, terraplenagem… o que postergaria a execução da obra”, explica Luann.

O diretor da Águas ressalta que a construção será de grande importância para a população schroedense, pois sanará as faltas de água nos momentos de maior consumo. Além dos bairros citados, também serão beneficiados o Centro Leste, Duas Mamas e parte do Centro, já que, com a nova estrutura, a demanda das redes a montante do reservatório diminuirá.

Foto: Divulgação

A secretária de Saneamento de Schroeder, Rosamira Karsten, ressalta que o reservatório estará localizado num ponto estratégico e será um cartão postal da cidade.

“É uma obra bonita, que ficará bem na entrada da cidade, além de atender 1.500 unidades consumidoras, já com capacidade para contemplar os futuros loteamentos que estão em andamento. É um projeto que vai atender por muitos anos ainda a demanda desses dois bairros [Schroeder I e Rio Hern]”, ressalta.

De acordo com ela, a Gestão Municipal se comprometeu em solucionar o problema de falta de água e vem trabalhando para poder atender os munícipes.