Porto catarinense recebe navio com caças comprados pela FAB

Imagem do Fabricante mostra como os aviões são transportados no navio – Foto: SAAB/Divulgação

Por: Pedro Leal

26/09/2022 - 05:09 - Atualizada em: 26/09/2022 - 10:27

Chegaram ao país neste domingo mais dois dos caças Gripen NG, fabricados na Suécia, e que vem para reforçar a frota da Força Aérea Brasileira. As aeronaves são parte de um lote de 36, das quais duas outras já haviam sido entregues em abril.

Os aviões chegaram pelo porto de Navegantes. Ainda não há informações sobre o desembarque dos Gripen do terminal da Portonave e a operação de transporte até o aeroporto da cidade onde os aviões serão embarcados para a sede de Defesa e Segurança da Embraer no interior de São Paulo.

Com as novas chegadas, 4 dos 36 modelos comprados já estão em solo brasileiro – Foto: Major Bombonato / 1º GDA / Divulgação

Desenvolvido em 2014, o Saab 39 Gripen NG é um caça de “quarta geração-e-meia” – incorporando elementos tecnológicos modernos, mas sem as capacidades de guerra de informação, furtividade e o perfil multimissão de seus sucessores na 5ª geração como o F-22 americano ou o Chegndu J-31 chinês.

Os modelos estão entre os mais modernos do mundo, com alto poder de persuasão contra invasores do espaço aéreo e elevado desempenho de combate em conflitos aéreos.

A compra dos aviões ocorreu em 2014, ao custo de R$ 23 bilhões, e ainda prevê a transferência de tecnologia, com a construção de parte das unidades do lote sendo realizada em território brasileiro.

Os 36 aviões comprados devem estar em poder da FAB até 2024.