Podcast: Consumidor de Jaraguá do Sul não pode ter água cortada por não pagar tarifa de lixo

Frio intenso pode congelar a água, danificando medidores | Foto Divulgação

Por: William Fritzke

14/05/2019 - 17:05 - Atualizada em: 14/05/2019 - 17:45

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve decisão judicial para determinar ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul (SAMAE) que não interrompa o fornecimento de água pela mera inadimplência da tarifa de manejo de resíduos sólidos. De acordo com a sentença, com as taxas de água e de lixo são cobradas em uma mesma fatura, o SAMAE deve garantir ao usuário inadimplente o direito de pagar unicamente as faturas de água em aberto para a manutenção ou religação do fornecimento do serviço.

A ação civil pública foi ajuizada pela 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul a partir da constatação da transferência da cobrança da tarifa de manejo de resíduos sólidos, que antes vinha anexada ao IPTU, para a fatura de água.
Na ação o Promotor de Justiça Rafael Meira Luz salientou que o consumidor necessita pagar a sua conta de água e esgoto sob pena de suspensão do fornecimento dos serviços. Com a inclusão da tarifa de manejo de resíduos sólidos na conta de água, o consumidor se vê compelido a pagá-la junto com o consumo normal, sem poder discutir essa condição.

Ouça a entrevista com o promotor:

O presidente do Samae, Ademir Izidoro, também concedeu entrevista ao OCP e comentou a decisão. Segundo ele, a cobrança conjunta veio para evitar um aumento de até 60% na taxa caso fosse cobrada de forma separada.

Ouça no Podcast OCP:

A decisão é cabível de recurso.

Quer receber as notícias no WhatsApp?