Pedro Francisco, o cão que perdeu uma perna, mas ganhou um lar em Jaraguá do Sul

Pedro Francisco perdeu a perna mas ganhou o conforto de um lar | Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Por: Elissandro Sutil

15/10/2019 - 17:10 - Atualizada em: 15/10/2019 - 17:22

Adotar um animal é um ato de amor e responsabilidade. Ao acolher o bichinho, deve-se ter em mente que há necessidade de protegê-lo e zelar pelo seu bem-estar.

Assim como os humanos, eles precisam de cuidados, mas costumam compensar seus tutores com muito carinho e alegrias.

Mas, e quando o animal possui alguma deficiência, o que muda? Para Sandra Bononi Marques, tutora do Pedro Francisco, nada.

Com nome composto e até sobrenome, o cão sem raça definida perdeu a perna dianteira direta num acidente.

No entanto, isso não o impede de fazer tudo o que os outros cachorros fazem e nem de ser muito amado pela família que o adotou.

Comprar x adotar

Família recebe cãozinho adotado

Sandra com Pingo e Mia no colo (E), Érica Marques com Pedro Francisco e a voluntária Marilene, no dia em que o novo membro da família chegou | Foto Divulgação/Arquivo Pessoal

Sandra conta que já tinha outros dois cães, o Pingo, um yorkshire hoje com 13 anos, e o Kid, filho do Pingo. Também havia a Mia, da mesma raça, e um gatinho, Quéops, ambos já falecidos.

Ela conta que não pensava em adotar e que, assim como outras pessoas, não tinha consciência da situação de abandono e de crueldade a que muitos são submetidos.

Um dia, uma reportagem me chamou muito a atenção, falava justamente sobre isso, abandono e crueldade e como as pessoas preferiam comprar animais de raça em vez de adotar. Nossa, foi como se tivessem tirado um véu da frente dos meus olhos e eu enxerguei a verdade”, ressalta.

Naquele momento, Sandra decidiu que adotaria, que faria a diferença para pelo menos um bichinho.

A ideia era acolher aquele que teria mais dificuldade para ser adotado cães e gatos mais velhos, doentes, deficientes ou considerados “feios”.

Passou a buscar nas redes sociais pelos grupos de proteção de Jaraguá do Sul e, ao ver Pedro Francisco, revela que se apaixonou.

Um cão chamado Pedro Francisco?

Cães tomando sol

Dupla inseparável: Pedro Francisco e Kid tomando sol na varanda | Foto Divulgação/Arquivo Pessoal

Atropelado e abandonado na rua Pedro Francisco Freiberger, de onde foi recolhido, o cachorro acabou perdendo a pata.

Mas, foi a partir dali que ele ganhou proteção, cuidados e uma nova vida. Primeiro, esteve sob a tutela da Ajapra. Depois, ganhou nome, sobrenome e uma família.

Hoje, Pedro Francisco B. Marques, de três anos, se dá muito bem com os irmãos. Como o Pingo é mais velho, ele fica mais na dele. Mas o Pedro e o Kid são inseparáveis, brincam, dormem, tomam solzinho, e fazem tudo sempre juntinhos, os meus anjinhos”, derrete-se a tutora.

Ensinar com amor

Apesar de não ter uma perna, o cachorro, ela garante, leva uma vida normal, é inteligente e aprende tudo muito rápido.

Para ensinar os animais, Sandra usa o reforço positivo (recompensar quando fazem o certo), nunca a punição.

O Pedro Francisco, assim como os outros dois, faz parte da nossa família e tem até nosso sobrenome na carteirinha de vacinação. Eles são o nosso dengo, são amorosos, carinhosos e inteligentes. Nós os amamos demais e temos certeza que nós é que recebemos muito mais deles”, declara.

E completa: “hoje o Pedro Francisco é feliz. Ele tem e sempre terá um lar onde será muito cuidado e querido.

Engajada na causa animal

Além de ter adotado Pedro, Sandra revela que contribui mensalmente com uma protetora de animais local e a ajuda sempre que possível. Também realiza doações ao Greenpeace.

Ficou interessado em adotar?

Entre em contato com grupos de proteção animal por meio do Facebook:

Ajude você também

Jaraguá do Sul e região possuem diversos grupos de proteção animal que promovem campanhas e precisam de ajuda para manter os bichos resgatados em lares temporários ou clínicas. Essas ONGs também realizam diversos eventos para arrecadar fundos e continuar prestando esses serviços.

Pastelada Animal

Uma delas, a Gang dos Patinhas, promoverá, neste sábado (19), a Pastelada Animal. Os cartões estão sendo vendidos a R$ 25, com direito a 5 pastéis e 2 fatias de bolo.

O evento será na Estação na Barra do Rio Cerro, das 11h às 17h. Também será vendido o pastel individual, frito ou congelado.

Os cartões podem ser adquiridos na secretaria do Caeb, Pet da Ponte, Hospital Veterinário Duhan Tamys, Farmácia Paraná e Farmácia Biodora.

A renda da Pastelada será utilizada para quitar a dívida do Projeto Social Charruas, com o tratamento dos animais da Aldeia Piraí.

SERVIÇO:

  • O QUÊ: Pastelada Animal da Gang dos Patinhas
  • QUANDO: sábado (19)
  • ONDE: Estação na Barra do Rio Cerro, Jaraguá do Sul
  • HORÁRIO: das 11h às 17h
  • VALOR: R$ 25 (direito a 5 pastéis e 2 fatias de bolo)
  • ONDE COMPRAR: Secretaria do Caeb, Pet da Ponte, Hospital Veterinário Duhan Tamys, Farmácia Paraná e Farmácia Biodora

Conte sua história pra gente

Tem uma história bonita com seus bichinhos e quer compartilhar? Entre em contato pela nossa página no Facebook, inbox ou comente na matéria.

O espaço Meu Novo Amigo Pet é um projeto do OCP que visa compartilhar histórias de resgate e superação, promover a causa animal, ajudar os grupos de proteção, aproximar quem deseja adotar dos animais disponíveis para adoção, divulgar eventos relacionados e compartilhar o amor pelos bichos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger