Os desafios da indústria digital estão em discussão no 4º Cidei, em Joinville

Por: OCP News Jaraguá do Sul

30/05/2017 - 11:05 - Atualizada em: 30/05/2017 - 11:56

As novas tecnologias, os novos conhecimentos e suas aplicações no setor secundário estarão em discussão durante o 4º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento da Engenharia Industrial (Cidei), que ocorre de 30 de maio a 1º de junho no Campus UniSociesc Marquês de Olinda, em Joinville. Embora já estejam sendo desenvolvidas atividades no decorrer do dia, a abertura oficial será às 19h desta terça.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa de Desenvolvimento da UniSociesc, Marcelo Teixeira dos Santos, o desafio dessa quarta edição do Cidei é apresentar tendências e tecnologias que atendam à nova demanda por desverticalização de processos produtivos, entregas com velocidade e qualidade a custos competitivos, que aparecem na era que se inaugura com o surgimento da indústria digital.

“Vivenciamos um momento de profunda transformação nos sistemas de gestão das organizações. Com a crescente incorporação de tecnologias digitais aos meios produtivos, os sistemas de gerenciamento de processos terão que se adaptar rapidamente para poder trabalhar com maior quantidade de informações, desenvolver nova capacidade de análise e metodologias ágeis para acompanhar as mudanças constantes em seus produtos e negócios”, diz o professor, acrescentando que a outra ponta da engenharia que atua na base produtiva da indústria também é impactada por esta transformação.

“O desenvolvimento de máquinas e equipamentos que atendam à velocidade imposta pelo mercado, onde a exigência é escala e flexibilidade na fabricação, requer o desenvolvimento de novos materiais com resistência ainda maiores, ou ainda, que conceitos construtivos de máquinas, layouts de fábricas com características inovadoras supram, de forma flexível, a demanda de um mercado que se inova a cada mês”, afirma Teixeira dos Santos.

Confira a programação do 4º Cidei:

Dia 30 de maio
14h – Minicurso 1 – Utilização de software para avaliação do ciclo de vida de produtos (parte 2)
14h – Minicurso 2 – Caracterização de materiais poliméricos e nanocompósitos por microscopias e análises térmicas (parte 2)
19h – Abertura oficial do evento
20h – Palestra de Abertura sobre Empreendedorismo na nanotecnologia, com a Dra. Betina Zanetti Ramos (Nanovetores, Florianópolis)

Dia 31 de maio
14h – Apresentação de trabalhos em comissões científicas
19h – Palestra Magna sobre Tecnologias tridimensionais (3D), com o Prof. Dr. Jorge Vicente Lopes da Silva (CTI Renato Archer, Campinas)
21h – Mesa Redonda sobre Nanotecnologia, com o Prof. Dr. Sérgio Pezzin (UDESC, Joinville), Prof. Dr. João Batista Neto (UFSC, Blumenau) e Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira Coelho (UDESC, Joinville)
21h – Palestra Técnica 1 – Biomecânica e Ergonomia: perspectivas e desafios no contexto das engenharias, com o Prof. Dr. Antônio Renato Pereira Moro (UFSC, Florianópolis)
21h – Palestra Técnica 2 – Ferramentas computacionais aplicáveis ao desenvolvimento do produto, com Alan Zago de Souza (ESSS, Florianópolis)
21h – Palestra Técnica 3 – Ganha-ganha: o modelo de relação ICT-Empresa que funciona, com Sayonara Moreira (Embraco, Joinville)
21h – Palestra Técnica 4 – Confiabilidade, segurança e a análise de risco, com o Prof. Dr. Gilberto Francisco Martha de Souza (USP, São Paulo)
21h – Palestra Técnica 5 – Otimização de processos produtivos na área de tratamento de superfícies (corrosão), com a Profa. Dra. Zehbour Panossian (IPT/USP, Brasil)

1º de junho
14h – Apresentação de trabalhos em comissões científicas
19h – Palestra Magna – A importância da inovação na competitividade das organizações, com o Prof. Dr. Hélio Gomes de Carvalho (UNISOCIESC, Joinville)
21h – Mesa Redonda sobre Internet Industrial, com Pedro Adalberto Pezzatti Balista (Tigre, Joinville), José Rizzo Hahn Filho (Pollux Automation, Joinville) e Luciano Borges Lopes (Embraco/ABII, Joinville)
21h – Palestra Técnica 6 – Estratégias competitivas (automação baseada em PC no contexto da indústria 4.0), com Marcos Giorjiani (Beckhoff Automação Industrial, Joinville)
21h – Palestra Técnica 7 – Energias alternativas, com Alexandre dos Santos Fernandes (Weg, Jaraguá)
21h – Palestra Técnica 8 – Funcionamento do Porto de Itapoá: atividades e funções, com Eduardo Magalhaes Mércio (Porto de Itapoá, Itapoá)
21h – Palestra Técnica 9 – Tecnologia no desenvolvimento de embalagens na área de cosméticos, com Jonathan Bindemann (O Boticário, Curitiba)
21h – Palestra Técnica 10 – Polímeros condutores e suas aplicações comerciais e potencialidades, com a Profa. Dra. Carla Dalmolin (Udesc, Joinville)
21h – Palestra Técnica 11 – Perfis e competências profissionais dos engenheiros nas áreas da inovação e empreendimento, com o Prof. Dr. Joan Martínez Sánchez (Universidad Politécnica de Catalunya, Barcelona)

Serviço
O quê:
4° Congresso Internacional de Desenvolvimento da Engenharia Industrial
Quando: de 30 de maio a 1º de junho
Local: Campus UniSociesc Marquês de Olinda
Endereço: Rua Gothard Kaesemodel, 833 – Anita Garibaldi, Joinville
Inscrições e informações: http://www.cidei.com.br/