Com a previsão da entrada de uma intensa massa de ar frio e declínio acentuado da temperatura a partir desta terça-feira (27), a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Jaraguá do Sul está trabalhando desde a semana passada em parceria com a equipe da Epagri em escritório de Jaraguá do Sul, para reforçar as orientações aos produtores rurais sobre ações que devem ser tomadas antes da chegada do frio.

De acordo com o secretário Marcos Voltolini, algumas medidas preventivas foram sugeridas aos produtores. Para as hortaliças em geral, inclusive folhosas, a recomendação é para manter aspersores ligados durante a noite, até o nascer do sol. Isso porque a água tem temperatura maior em relação ao ambiente, formando uma camada de vapor que protege as plantas do congelamento.

Aos piscicultores, a orientação é para aumentar o volume de água nas lagoas a fim de evitar a morte das espécies. Os bananais também são sensíveis diante da possibilidade de ocorrência de geadas. Os danos podem atingir folhas, frutas e até os pseudocaules, no caso de o fenômeno ser muito intenso.

Entre as práticas indicadas está a suspensão do transplantio das mudas até que o frio passe, bem como a antecipação da colheita dos cachos e o ensacamento daqueles não colhidos.

Voltolini também lembra sobre os cuidados com os animais, que precisam ser abrigados durante a noite.

"Colocamos nossos números à disposição para eventualidades. Vamos avaliando a necessidade de atendimento. Estamos distribuindo algumas coberturas plásticas que seriam empregadas em novas estufas, para a cobertura de canteiros de hortaliças", salienta Voltolini.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Jaraguá do Sul atende nos telefones (47) 2106-8113 e (47) 2106-8092 de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e da 13h às 17h.

*Com informações de assessoria de imprensa.