Odontopediatria – Prevenir é sempre o melhor remédio!

Por: OCP News Jaraguá do Sul

09/11/2018 - 06:11

A odontopediatria é a área da odontologia especializada na saúde bucal da gestante, do bebê, das crianças e dos adolescentes.

Este especialista conhece a fundo as estruturas bucais da criança e seu desenvolvimento e, assim pode tratar e prevenir problemas bucais comuns na infância.

Tantos os pais quanto as crianças precisam de um profissional bem informado, atualizado e de confiança, que saiba, com o uso de materiais lúdicos e de uma boa conversa orientar e sanar as dúvidas existentes.

Quando a doença se instala, esse profissional deve estar apto a tratar os problemas de uma forma menos traumática.

Na Danna Odontologia, explicam seus profissionais, “contamos com duas odontopediatras e uma ortopedista infantil, ambiente personalizado e aconchegante para as crianças”. Também utiliza sedação e anestesia sem agulha para aquelas crianças que tem medo de dentista.

“Trabalhamos brincando e criando hábitos saudáveis!”

Existe uma série de problemas que podem acometer as crianças. Alguns deles são:

Cáries

Assim que o dente de leite nasce, sofre a ação das bactérias que aderem ao dente e produzem um ácido que leva ao processo de desmineralização do esmalte dentário, causando manchas e cavidades. Essas cáries devem ser removidas e os dentes restaurados.

Uso de chupeta ou dedo e mamadeira

São hábitos que podem prejudicar o crescimento e desenvolvimento da arcada dentária, interferir no desenvolvimento da fala e trazer dependência emocional. O uso deve ser controlado e retirado conforme orientação e técnicas propostas pelo odontopediatra.

Bruxismo

Ranger ou apertar os dentes é comum na idade de 3 a 6 anos, mas dependendo da frequência, duração e intensidade, pode prejudicá-los, fazendo desgastes excessivos. O odontopediatra poderá indicar o uso de medicamentos e/ou placa de bruxismo.

Traumas dentais

Existem vários tipos de traumas, desde uma pequena batida até a perda completa de um dente. Os traumas devem ser tratados, radiografados e acompanhados pelo profissional.

Aparelhos ortopédicos

São aqueles aparelhos bastante utilizados em crianças, fixos ou móveis, que visam manter um espaço (geralmente devido à perda precoce de um dente), abrir a arcada dentária (quando a arcada é pequena, não tendo espaço para os dentes permanentes). No geral, eles visam à manutenção e equilíbrio da face e das arcadas dentárias.

Sedação com óxido nitroso – Gás do riso

O gás age no córtex cerebral, região que controla o medo, a autocensura e a ansiedade, levando o paciente ao relaxamento, sem a perda da consciência e mantendo reação aos estímulos.  É seguro e controlado pelo dentista, o paciente volta ao seu estado normal assim que termina a consulta.

Sedação com medicação

Utilizamos a sedação com medicamento quando o paciente não aceita o uso da máscara do óxido nitroso, nos casos em que a máscara vai atrapalhar a execução do procedimento e quando necessário uma sedação mais profunda.

É usado um sedativo, que é um calmante, o paciente não reage normalmente aos estímulos e ele se mantém por algumas horas após a consulta, por isso o paciente precisa estar acompanhado.

Prevenir é sempre o melhor remédio!

1) Cuide bem da sua própria saúde bucal

2) Faça a higiene bucal de seu filho todos os dias

3) Evite que seu filho consuma açúcares e carboidratos em excesso.  Não dê refrigerantes

4) Não coloque seu filho para dormir usando mamadeiras ou comida

5) Leve seu filho a consultas periódicas com o odontopediatra

Venha conhecer a Danna Odontologia, a clínica ideal para você e sua família!

Agende sua consulta!

  • Rua José Theodoro Ribeiro, 108, Ilha da Figueira – Jaraguá do Sul
  • (47) 3371-9960
  • 47 99988-5992
  • www.dannaodontologia.com.br