
O amor pelo cultivo e cuidado de orquídeas

Geral
quinta-feira, 04:00 - 12/05/2016

Passar o dia em meio a diferentes aromas, rodeado por plantas e acompanhado apenas da silenciosa beleza das orquídeas é uma das coisas que mais dá prazer e satisfação ao aposentado Gerhard Ender, 79 anos. Ele cultiva mais de 30 espécies da flor, sem contar as variações, e nutre diariamente um amor que dura mais de 35 anos por cada uma delas.
Desde criança, ele era curioso para conhecer espécies de plantas. Já adulto, nas viagens que fez pelo país, encontrou diferentes orquídeas e a paixão começou. Além das experiências, trazia na bagagem as plantas e assim começou seu orquidário. Hoje, já são três só na casa dele em Jaraguá do Sul, além de outro orquidário na casa de praia onde cultiva cerca de 500 plantas.
Ender sabe de cor o nome de cada uma das plantas que compõem seu vasto jardim, conhece a família de cada uma das orquídeas e é o responsável a dar vida para muitas variedades, já que faz o cruzamento das espécies. Algumas delas já tem nomes registrados no exterior. “A maioria das que tenho aqui foram semeadas por mim. É algo trabalhoso, por isso sempre digo que a pessoa tem que gostar muito”, enfatiza. Ele também sabe exatamente como plantar e cultivar, respeitando as necessidades e o tempo de cada uma delas. “Como são diferentes espécies e de diferentes locais, elas têm necessidades específicas. Para a planta viver bem, é preciso acolhe-la no ambiente parecido com o seu original, para ela crescer e se desenvolver”, explica.
Apesar de saber que é algo trabalhoso, o aposentado não pensa em parar o cultivo. “É uma atividade que me mantém ativo. Cada nova planta que semeio, traz junto a expectativa de como vai ser sua flor, cheio e seu desenvolvimento, e isso me anima a estar bem para ver isso de perto”, revela. Toda essa motivação é regada com muita paciência também, pois, em média, uma espécie de orquídea leva cerca de seis a sete anos para florescer. “Isso aqui é praticamente a minha vida”, finaliza.
Plantas integram exposição
Algumas das espécies e variedades cultivadas pelo aposentado Gerhard Ender, estão sendo preparadas especialmente para quem gosta de orquídeas. Elas poderão ser vistas na 11ª Exposição Sul Brasileira de Orquídeas, que começa amanhã e vai até o domingo (15), no Parque Municipal de Eventos, em Jaraguá do Sul. Ender conta que vai preparar 25 plantas para a mostra.
Segundo o presidente da Adori (Agremiação de Orquidofilia do Itapocu), que organiza o evento, Sido Prusp, haverá cerca de 50 expositores, entre agremiados e grupos convidados de todo o Sul do país. “Serão mais de mil plantas expostas. Para nós, é uma satisfação poder mostrar as orquídeas que cultivamos e preservamos com tanto carinho e também fazer com que as pessoas saiam daqui satisfeitas com o que viram e interessadas pelas espécies”, enfatiza.
Entre os expositores, estão tanto pessoas que cultivam em casa por lazer, quanto produtores que comercializam as plantas. Além disso, haverá venda de orquídeas e plantas ornamentais, feira de artesanato, mercado de pulgas, exposição de pássaros e praça de alimentação.
SERVIÇO
O quê: Exposição Sul Brasileira de Orquídeas.
Onde: Parque de Eventos, em Jaraguá do Sul.
Quando: Sexta, a partir das 20 horas. Sábado, das 9 às 22 horas. No domingo a partir das 9 horas.
Quanto: Entrada custa R$ 3. O valor será revertido para a manutenção da Adori.

×