Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul visita agricultores locais

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

03/11/2022 - 14:11 - Atualizada em: 03/11/2022 - 14:31

Integrantes do Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) visitaram, na última semana, três propriedades rurais no Bairro Rio da Luz. O objetivo foi conhecer um pouco da agricultura familiar no município para uma eventual parceria, na qual representantes deste núcleo formado por proprietários de restaurantes, bares e similares possam adquirir parte desta produção para seus estabelecimentos.

Durante a visita, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul foi representada pelo servidor Adriano Luiz Roik, que explicou que a ideia de buscar esta parceria da Acijs com os produtores locais surgiu durante um recente encontro do Conselho Municipal de Turismo.

“Lá conhecemos o coordenador do Núcleo de Gastronomia, Márcio Corrêa, que apresentou esta ideia de aproximar o núcleo dos nossos agricultores. Achamos muito interessante, porque o intuito da Secretaria de Abastecimento Rural e da próprio Prefeitura é buscar meios para o agricultor ter um ganho a mais com sua produção. Acreditamos que se a ideia se concretizar será uma parceria muita boa para os dois lados”, destacou Roik

O próprio Corrêa, proprietário da Doux Gastronomia, ressaltou a qualidade dos produtos da agricultura familiar jaraguaense.

“Como cozinheiro eu te digo: só de pegar nas mãos uma hortaliça ou legume como estes dá até uma alegria na hora de cozinhar, porque isso agrega valores e qualidade ao que você prepara”, elogiou.

Variedade de alimentos

Uma das primeiras propriedades visitadas foi a do produtor Claudio Klabunde, que fez questão de mostrar com detalhes a variedade de alimentos que cultiva ali.

“Primeiramente eu agradeço o Núcleo e vejo com bons olhos este interesse deles. Porque faz parte do negócio, ajuda a desenvolver as propriedades e o local onde estão. É interessante para todos os agricultores essa oportunidade, já que o mercado está aberto. Não deixa de ser um forma de incentivar as pessoas para que continuem produzindo cada vez mais”, apontou Klabunde, que trabalha com hortaliças, temperos e tubérculos, como batata e aipim, além de berinjela e abóbora, entre outros.

As empresárias Tamara Moraes (Madonna Pizza) e Ana Paula Alves (Pub Stannis) também gostaram do que viram em Rio da Luz.

“É muito bom conhecer o produto na origem. Eu, particularmente, já trabalhei na roça então sou fã disso tudo”, sorriu Tamara.

“Eu acho bem bacana, pois vai dar um impulso para o pessoal daqui também. Tem gente que nem sabe que existe tudo isso aqui perto da gente e o tanto que a terra tem a oferecer”, completou Ana.