Quem anda por Jaraguá do Sul já deve ter notado os novos abrigos de passageiros nos pontos de ônibus da região central. Também deve ter reparado nas placas fotovoltaicas em cima dos equipamentos.

De cor verde, os novos abrigos de passageiros de Jaraguá do Sul utilizam as placas solares para gerar energia própria. Assim, os abrigos contam com iluminação local e ainda podem carregar celulares e outros tipos de eletrônicos.

"O interior do abrigo e a parte frontal conta com iluminação de led, as quais são alimentadas por painéis fotovoltaicos instalados na cobertura. Estas mesmas placas fornecem energia para as tomadas USB dispostas nas duas laterais do abrigo", detalha o diretor de Trânsito e Transportes Gildo Martins de Andrade Filho.

Foto Fábio Junkes/OCP News

Ao todo, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Semplu), adquiriu 62 abrigos deste modelo, a um total de R$ 1,088 milhão. Cada módulo custou cerca de R$ 17,5 mil.

Os novos abrigos são feitos de aço galvanizado, um material durável que não enferruja, explica a engenheira civil da Secretaria de Planejamento, Fabieli Mendes.

Por isso, a durabilidade dos abrigos é maior dos que a dos modelos usados até então, de concreto ou metálicos.

Por serem módulos praticamente inteiriços, diz a engenheira, a manutenção necessária é menor já que, em casos de vendavais, por exemplo, não há remoção de partes dos abrigos, como no caso das telhas nos modelos de concreto.

Nesta semana, a empresa que forneceu os abrigos, KG2 Engenharia Ltda, está fazendo os ajustes na parte elétrica dos equipamentos, já que alguns não estavam funcionando, segundo verificação da secretaria.

Foto Fábio Junkes/OCP News

Com os ajustes feitos nos abrigos, que serão checados um a um pela empresa, todos estarão funcionando, aponta o engenheira, que também é fiscal do contrato de compra.

Outra novidade do modelo é que ele é adaptado para abrigar pessoas em cadeiras de rodas, com pintura no chão, demarcando a vaga reservada.

Abrigos antigos serão reaproveitados

Quanto aos abrigos que foram substituídos, o diretor de Trânsito Gildo Andrade informa que alguns estão sendo reaproveitados.

Os de concreto, com cobertura de telha em estilo enxaimel, são peças modulares que podem ser desmontadas e remontadas. Ao todo seis abrigos deste modelo serão reutilizados. Quatro vão para pontos de ônibus no bairro Três Rios do Sul e os outros dois ainda não têm local definido.

Já os abrigos metálicos estavam em condições ruins e foram descartados. "E a intenção da Prefeitura é ter apenas dois padrões de abrigo: os novos da área central e adjacências, de metal na cor verde, e os dos bairros, de concreto com cobertura de telha estilo enxaimel", explica Andrade.

Foram remanejados 6 abrigos de concreto. Destes, 4 estarão sendo instalados no Três Rios do Sul, e os outros dois serão remanejados para locais ainda não definidos.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul