Nova versão do Boi de Mamão é apresentada por alunos da escola Ribeirão Molha

Fenaostra terá apresentação de boi de mamão | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

27/08/2019 - 05:08

Pelo 26º ano, a escola municipal Ribeirão Molha, de Jaraguá do Sul, conseguiu envolver o público na emocionante apresentação do Boi de Mamão.

Neste ano, a história ganhou novo roteiro, canções e personagens, mas manteve a tradicional essência do folclore catarinense. Cerca de 90 alunos mostraram pela primeira vez a versão reformulada na tarde de segunda (26), no próprio ginásio da escola, para mais de 400 estudantes da rede municipal.

Responsável pela percussão do espetáculo, Sebastião Ricardo Borba explica que o enredo reescrito permitiu que outras músicas fossem inseridas, além dos clássicos.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Segundo o diretor de artes cênicas da peça, Paulo Cesar da Silva, na nova história, Elizabeth, a filha de Chico e Catirina, no auge de sua juventude torna-se herdeira do filho do Boi Preferido, propriedade do antigo patrão, já falecido. Ela, no comando da fazenda, organiza a festa anual em memória ao antigo patrão.

O animal preferido desaparece causando um grande alvoroço entre os habitantes da fazenda e dando início a uma busca que envolve todos os personagens.

Participação dos alunos

Brayan Bassani, de 13 anos, está participando pela quarta vez da apresentação. Na primeira, ele integrou a percussão, enquanto nas outras três, fez parte do teatro. “Sou o capataz que comanda os peões na fazenda. O roteiro diferente acabou nos motivando a fazer de novo”, comenta.

Apesar de saber como é a sensação de apresentar o Boi de Mamão, Bassani garante que o nervosismo sempre chega na hora de começar o show. “Já estou pensando que só tenho mais um ano na escola e quero continuar a tradição”, completa.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

A dança do Boi de Mamão é uma das tradições folclóricas mais antigas de Santa Catarina, principalmente nas regiões litorâneas. A história tem um tom cômico, mas o elemento central é a dramaticidade, com a morte e a ressurreição do boi.

Na escola Ribeirão Molha, o projeto começou em 1993, quando a então professora Elizabeth Pedrotti resolveu utilizar alguns bonecos e um Boi de Mamão doados pelo Parque Municipal de Eventos para fazer uma brincadeira.

Programação de apresentações

  • Terça-feira (27) – às 9h
  • Quarta-feira (28) – às 14h
  • Quinta-feira (29) – às 10h
  • Sexta-feira (30) – às 10h

As encenações acontecem na quadra da escola e podem ser assistidas pelo valor simbólico de R$ 4. Visitas podem ser agendadas pelo telefone (47) 3370-9614.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger