Nesta Páscoa, mantenha seu cãozinho longe das tentações de chocolates

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/04/2017 - 13:04 - Atualizada em: 13/04/2017 - 13:48

Minha vida de cachorro

É tempo de Páscoa e a mamãe me explicou que é momento de celebração da vida em família, me explicou também que a Páscoa é sinônimo de renascimento, de renovação, época ideal para refletir sobre o verdadeiro significado da vida e sobre a importância do amor. Achei tudo isto muito lindo, de verdade, mas aí fiquei pensando: “Aonde entra o coelhinho nesta história toda? Ahhh, já sei, entra para trazer os deliciosos ovos de Páscoa!!!”… e já fiquei todo animadinho, imaginando aquele MEGA ovo cheio de guloseimas dentro… e lá vem a mamãe de novo e me explica em alto e bom tom: “Nem pensar em chocolate Sr. Max… chocolates contêm um substância tóxica e cachorros não podem comer de jeito algum”…. Aiaiai… acho que vou ter que me contentar com uma cenoura mesmo!

cão

Pressão arterial em cães e gatos

Cães e gatos podem ter muitas similaridades com os humanos, uma delas é poder mensurar a pressão arterial. Este exame é não invasivo, indolor e de rápida execução e deve ser realizado por um médico veterinário. Clinicamente o valor da pressão arterial fornece informações de extrema importância, traz indicações de várias doenças, visto que a hipertensão pode se manifestar como um primeiro sintoma de alerta de doenças renais e cardiovasculares. Durante a anestesia a pressão deve ser monitorada e mantida dentro dos limites para que não ocorra problemas em rins, coração e cérebro, pois com a pressão muito baixa esses órgãos podem sofrer alterações irreversíveis. Por isso, o anestesista veterinário deve monitorar e intervir sempre que necessário para estabelecer uma pressão arterial adequada e garantir a saúde do paciente durante os procedimentos cirúrgicos.

POR KIRA AGOSTINI, MÉDICA VETERINÁRIA ANESTESISTA DE PEQUENOS ANIMAIS

Cuidados com os olhos

Hoje estamos cada vez mais atentos à saúde dos olhos dos nossos bichinhos de estimação. Algumas raças de cães e gatos precisam de mais atenção com os olhos do que outras. As raças chamadas braquicefálicas (os animais de focinho curto) possuem a órbita ocular mais exposta e este é um dos motivos pelos quais eles tendem a apresentar mais problemas oculares. Para estas raças recomendamos a limpeza diária dos olhos com solução fisiológica para remoção de pelos e sujidades e para olharmos diariamente os olhos. Se o animal apresentar dor (pálpebras fechadas ou piscando repetidamente as pálpebras ou se incomodam com a luz), secreção ocular abundante, olhos mais vermelhos do que o normal, o médico veterinário deverá ser consultado o mais rápido possível, pois algumas doenças como o glaucoma agudo ou a úlcera de córnea são emergências!

JULIANA BERNARDO FISCHER, ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA VETERINÁRIA

Fique atento aos sinais de câncer

O câncer acomete com maior frequência animais idosos, e é uma das causas mais comum de óbito em cães com mais de dez anos de idade. O sinal mais comum que os proprietários podem perceber nos animais é o aparecimento de massa ou aumento de volume em abdômen, em mamas e até mesmo nódulos na pele. Os tumores que se desenvolvem no tórax e abdômen podem não serem percebidos com facilidade, mas os cães e gatos acometidos podem apresentar alterações inespecíficas como: cansaço fácil, dificuldade respiratória, emagrecimento progressivo ou dor. Alguns dos sintomas mais comuns nos animais com câncer incluem feridas que não cicatrizam, perda de peso, perda de apetite, sangramento em qualquer parte do corpo, odor desagradável, dificuldade de engolir ou comer, intolerância ao exercício, dificuldade em caminhar persistente e dificuldade de respirar, urinar ou defecar, dentre outros.

DANIELA BRECHT, ESPECIALISTA EM DERMATOLOGIA VETERINÁRIA