Nem tão vilão assim: os benefícios do chocolate

Por: OCP News Jaraguá do Sul

12/04/2017 - 17:04 - Atualizada em: 12/04/2017 - 17:13

Chocolate sempre está na moda, ainda mais nesta época de Páscoa. Fala-se muito que chocolate causa espinha, engorda, mas seus benefícios são pouco comentados.
Antigas civilizações, como os maias e astecas, usavam o cacau para tratar problemas cardiovasculares, gastrointestinais e do sistema nervoso. O chocolate contém fitoquímicos que imitam a ação dos agentes do corpo humano que combatem a dor e a inflamação. Por ser rico em antioxidantes, é capaz de neutralizar os chamados radicais livres do corpo, gerados naturalmente e aumentados com o estresse, sol excessivo, alimentação desregrada, entre outros hábitos. Os radicais livres, quando produzidos em excesso, podem dar origem a problemas cardiovasculares, degenerativos e neurológicos.
Diversas pesquisas comprovam que o chocolate faz bem à saúde. Pele, intestino, cérebro e coração se beneficiam da ação de substâncias antioxidantes, flavonóides, polifenóis, teobromina, feniletilamina e cafeína, presentes no cacau.
Quanto mais cacau tem o chocolate, maior a concentração em antioxidantes e estimulantes, e, portanto, mais benefícios ele oferece. Mas, fique atento. Como tudo na vida, o segredo é fugir dos excessos, principalmente, para quem precisa emagrecer. Para ter os benefícios do chocolate amargo, o recomendado é consumir de 60 a cem gramas ao dia. Perceba que 30 gramas de chocolate amargo têm em média 120 calorias. É um alimento calórico e fonte de energia, ou seja, uma opção para quem pratica esportes. Outra dica, para que as calorias não se tornem gorduras acumuladas o ideal é consumir o chocolate durante o dia. Além disso, chocolates com castanhas ou amendoim, que têm mais gordura que os chocolates comuns, devem ser evitados.

Dicas para comer de forma mais saudável

• Evite o chocolate branco, pois é feito basicamente de manteiga de cacau, açúcar e gordura hidrogenada. Quase não tem cacau, ou seja, apresenta baixo valor nutricional.

• O chocolate ao leite é composto de leite em pó, açúcar e gordura. Tem pouca quantidade de cacau
(20 a 30%) e poucos benefícios para à saúde.

• O chocolate meio amargo possui entre 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga
de cacau e açúcar. Deve ser a segunda opção.

• Prefira o chocolate amargo, pois é a versão que tem mais cacau, entre 60 a 85%, menos
açúcar e gordura. É rico em antioxidantes e também em triptofano, que é o precursor da serotonina, contribuindo para a sensação de bem-estar.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação