Estado não tem previsão para ampliar ensino integral nas escolas de Jaraguá do Sul

A rede pública estadual de ensino tem, atualmente, mais de 9,6 mil alunos em Jaraguá do Sul – entre ensino regular e Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) – em 17 escolas geridas pelo Estado.

Apesar disso, apenas duas possuem ensino integral, a Escola de Educação Básica Heleodoro Borges e a Escola de Educação Básica Hollando Marcellino Gonçalves e, de acordo com o gerente de Educação da Regional, Fernando Alflen, não há previsão para ampliação do modelo no município.

Nas duas escolas o ensino integral é ofertado graças ao Emiti (Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral), fruto de parceria entre o governo estadual e o Instituto Ayrton Senna.

Neste ano, o Instituto Natura também faz parte da parceria.

A intenção, garante o gerente, é ampliar a oferta do programa para outras escolas do município, porém, não há um prazo para que essa ampliação aconteça efetivamente porque estão sendo realizados estudos e levantamentos com relação ao programa e a sua demanda.

“Hoje nós temos duas escolas e existe sim uma proposta de ampliação, mas isso depende de estudo para avaliar a possibilidade. Imagino que nos próximos meses já tenhamos um resultado se há demanda ou não para que a oferta seja ampliada”, explica.

Apesar disso, ele ressalta que os projetos aplicados por meio do Emiti proporcionam aos profissionais da rede um olhar diferenciado quanto à educação e eles podem ser aplicados nas unidades que não possuem o ensino integral.

“Nós temos trabalhado projetos muito interessantes que abordam questões emocionais e projetos que visam o desenvolvimento de relacionamentos, trabalho em equipe, convivência, harmonia e tudo isso pode ser levado para outras unidades”, salienta.

Alflen afirma que para qualificar ainda mais os professores para trabalharem essas questões serão realizados quatro encontros neste ano com o objetivo de fortalecer a base dos profissionais.

O primeiro, conta o gerente, acontece no dia 30 deste mês.

Cedup de Guaramirim pode ampliar oferta de estágios

Enquanto a novela do prédio do Cedup continua em Guaramirim, o gerente de Educação da Regional, Fernando Alflen, já projeta a possibilidade de ampliação de oferta de estágios e inserção dos adolescentes no mercado de trabalho por meio do ensino técnico que poderá ser ofertado na estrutura.

Já existem projetos, como o Jovem Aprendiz, que atendem a essa demanda, diz ele, mas o processo de liberação do Cedup pode ampliar significativamente a oferta de vagas.

“É uma grande estrutura e já existem conversas com institutos federais e unidades do Sistema S.

 

É um espaço importante que podemos utilizar. Precisamos melhorar a qualidade de ensino e um dos pilares, sem dúvida, é o ensino profissionalizante”, destaca.

Reformas e ampliações devem sair do papel

Jaraguá do Sul possui hoje 17 escolas estaduais e, para o gerente de Educação da Regional, Fernando Alflen, a quantidade de unidades é suficiente para atender a demanda geral do município.

“Para o nosso atendimento as estruturas são suficientes. Não temos nenhum projeto de construção de novas escolas”, adianta.

Apesar disso, o gerente admite que há necessidade de reforma e ampliação em alguns bairros, porém, afirma que a gerência passa pelo processo de planejamento e o próximo passo é verificar com as comunidades a necessidade que cada uma possui.

Além disso, Alflen acredita que os trâmites serão mais ágeis com a extinção das Agências Regionais e a “ligação direta” entre gerência e sede.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?