Mundo Pet – Confira dicas reunidas por Daniela Brecht e cuide de seu animalzinho

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/04/2017 - 17:04 - Atualizada em: 06/04/2017 - 17:30

 

Proibido cachorro comer chocolate

Intoxicação por chocolate em cães

A Páscoa está chegando e nesta época os casos de intoxicação em cães causados pelo consumo de chocolate aumentam. Os chocolates possuem uma substância chamada Teobromina, a qual é responsável pela intoxicação em cães. A dose tóxica para cães é de 100-150mg por kg de peso. Essa substância é absorvida pelo trato digestivo e distribuída pelo organismo, onde causa excitação, hipertensão moderada, taquicardia, arritmias, náuseas, vômitos e diarreia. Portanto, nunca ofereça chocolate ao seu cão e se o consumo ocorrer acidentalmente procure um serviço médico veterinário imediatamente.

Por Hiago Carlos, clínica médica e cirurgia de pequenos animais

 

Hérnia de disco intervertebral

A doença do disco intervertebral é a maior causa de compressão medular levando à paralisia de membros em cães. Se apresenta normalmente de forma aguda, em casos mais brandos o animal pode reclamar de dor quando é manipulado, ou simplesmente deixar de realizar os exercícios do dia a dia, deixando de subir nos móveis ou escadas. Na forma mais grave da doença o animal perde a  capacidade de caminhar e isso pode ocorrer de uma hora pra outra. O diagnóstico rápido e preciso, e inicio imediato do tratamento clínico ou cirúrgico é fundamental para recuperação do paciente.

Por Diego Cazangi, especialista em ortopedia e traumatologia

 

Hidratação dos gatos

É muito importante estimular os gatos a se hidratarem adequadamente, para tal espalhe vários potes de água pela casa. O ideal é haver pelo menos um pote acima do número de gatos. Ou seja, se você tiver um gato, deve haver pelo menos dois potes, se tiver dois gatos, pelo menos três potes e assim por diante. Utilize potes grandes, nos quais os gatos não encostem os “bigodes”ao beber. Troque a água sempre que possível (no mínimo duas vezes ao dia), pois eles gostam de água fresca. Gatos gostam muito de beber água corrente, portanto, se houver a possibilidade de utilizar fontes com água em movimento é preferível.

Mariana Moreira, especializanda em nefrologia e urologia de cães e gatos