Mudanças do Simples e apoio a exportações em pauta na plenária Acijs-Apevi

Por: OCP News Jaraguá do Sul

30/10/2017 - 11:10 - Atualizada em: 30/10/2017 - 11:44

Dois assuntos que interessam diretamente aos empreendedores da região vão estar na pauta da plenária semanal do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul nesta segunda-feira (30).

Conduzida pela APEVI, como ocorre sempre na última plenária de cada mês, a reunião vai tratar das alterações no sistema tributário Simples Nacional que em 2018 vai receber importantes mudanças, com a entrada de novas atividades, novos limites de faturamento e redutor da receita, além de alterações nas alíquotas.

Para esclarecer estes aspectos que passarão a entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, e orientar os empresários da região, estará na plenária o contabilista Paulo Henrique Felicioni. O especialista explica que é com que surjam dúvidas sempre que o governo implementa inovações ou ajustes nas tabelas do programa de simplificação tributária, sugerindo aos empresários que fiquem atentos para evitar surpresas na área contábil de suas empresas.

Também participa da plenária Paulo Jonas Grando, apresentando informações do Peiex – Programa de Qualificação para Exportações, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o objetivo de preparar as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de relacionamentos comerciais em mercados internacionais de forma planejada e segura.

O programa reúne um conjunto de ações que serão feitas a longo prazo, para que as empresas estejam realmente capacitadas e também para que se crie a chamada cultura de exportação, já que os especialistas indicam que não adianta as empresas pensarem em exportações somente quando o mercado interno está ruim, mas sim se preocuparem com uma ação contínua visando solidificar a presença no mercado global.

Neste sentido, a adequação de processos com foco no aumento da competitividade das empresas é desenvolvida em áreas como estratégia organizacional, determinação do preço de exportação, finanças e custos, plano de negócios internacional, entre outros pontos. Entre 2009 e 2016 mais de 16 mil empresas foram atendidas pelo Peiex em todo o país. O programa oferece aos participantes, de forma gratuita, consultoria de especialistas que fazem um diagnóstico da capacidade exportadora e apontam soluções para problemas técnico-gerenciais. Após a elaboração do diagnóstico a empresa é orientada a implantar mudanças sugeridas pelos especialistas, que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto.

A plenária ocorre às 18h, e é aberta a empresários, profissionais, estudantes e comunidade em geral, com entrada gratuita.

Informações pelo telefone (47) 3275-7027 e pelos e-mails eventos@acijs.com.br, acijs@acijs.com.br e apevi@apevi.com.br.