Motociclistas: Agosto tem número elevado de acidentes

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/08/2016 - 08:08 - Atualizada em: 22/08/2016 - 11:32

O mês de agosto registrou até agora um elevado número de acidentes fatais envolvendo motociclistas. Das 13 ocorrências em 2016, quatro foram nos últimos 20 dias. Contabilizando todas as mortes no trânsito, são 32 vítimas na microrregião.

O último caso ocorreu no final da tarde de quinta-feira (18), quando o jovem Adriano Chagas, de 24 anos, colidiu a moto na traseira de um carro, no bairro Santo Antônio, em Jaraguá do Sul. Ele sofreu traumatismo craniano grave e entrou em parada cardíaca, não resistindo e morrendo no local. O IGP (Instituto Geral de Perícias) foi chamado para recolher o corpo que foi enterrado ontem, após o velório em Nereu Ramos.

Em 2015, Jaraguá do Sul possuía 17.089 motocicletas registradas no Detran (Departamento de Trânsito). Até ontem eram contabilizadas 17.158, ou seja, 69 veículos a mais do que no ano passado, uma média de oito por mês.

Segundo o responsável pelo setor de trânsito do 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul, tenente Antonio Benda, uma série de fatores levam a esses casos. “Podemos elencar diversas situações que contribuem significativamente para que essas situações sejam registradas. A polícia poderia fiscalizar mais e consequentemente deveriam haver leis mais rígidas para os motoristas infratores”, avalia.

O tenente também destaca a falta de atenção e educação no trânsito como fatores para as ocorrências. “Além da facilidade com que um jovem recebe sua CNH após algumas aulas na autoescola. Tudo isso contribui para o que estamos presenciando” afirmou Benda. Nas ocorrências registradas neste mês, os condutores estavam na faixa dos 22 aos 35 anos.

O 14° Batalhão está tão preocupado com a situação que marcou uma reunião para o dia 31 deste mês, onde estarão presentes os representantes das principais entidades que atuam no trânsito e representantes das três maiores empresas de Jaraguá do Sul, para discutir o que pode ser feito para que esses números sejam amenizados.