Monitores e motoristas de transporte escolar recebem treinamento em Jaraguá do Sul

Foto Divulgação PMJS/Eduardo Montecino

Por: Elissandro Sutil

28/01/2021 - 14:01 - Atualizada em: 28/01/2021 - 14:53

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, em parceria com a Faculdade Estácio Jaraguá do Sul e Bombeiros Voluntários de Corupá, ofereceu um treinamento para 75 pessoas que atuam diretamente no transporte escolar no município.

Trata-se da primeira iniciativa deste tipo em que motoristas e monitores recebem orientações sobre como agir em situações de primeiros socorros durante o transporte de estudantes, o que é muito importante na avaliação da secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias.

O curso de quatro horas aconteceu no auditório da Estácio Jaraguá do Sul na quarta-feira (27), onde bombeiros de Corupá explicaram aos participantes como identificar uma convulsão, por exemplo, como agir em caso de queda, fratura ou outra situação do gênero dentro dos veículos durante o transporte.

Foto Divulgação PMJS/Eduardo Montecino

“Repassamos a eles as informações básicas necessárias para que possam agir até a chegada dos socorristas”, explica o chefe de equipe dos Bombeiros de Corupá, Charles Moesch.

Ansioso para retomar com segurança o trabalho no transporte escolar, Valdir Lux, que é motorista e proprietário de veículo participou do treinamento e disse que valeu a iniciativa.

“Passar pelo treinamento foi ótimo. É importante para saber como socorrer alguém em caso de necessidade. É bom sempre estar preparado”, diz ele.

Para o diretor da Estácio Jaraguá do Sul, Antônio de Souza Junior, a ideia foi disponibilizar para o treinamento com os equipamentos que o curso de medicina dispõe.

“Eu acredito que esta parceria vai favorecer para que os alunos sejam mais rapidamente atendidos em eventuais emergências nos veículos de transporte”, destaca.

 

Com informações da assessoria de imprensa