Com o intuito de monitorar os rios jaraguaenses a fim de preservá-los e garantir uma qualidade de água cada vez melhor para a população, a Fujama em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), retomaram o Programa de Monitoramento de Qualidade da Água iniciado em 2012. As amostras coletadas na retomada do programa apontam que em sete anos, a qualidade de água melhorou em Jaraguá do Sul.

Segundo a gerente de Licenciamento e Projetos Ambientais Fernanda Bachmann, amostras de água foram coletadas recentemente em 10 pontos distribuídos nos principais cursos de água do município e encaminhadas para análises laboratoriais. “Posteriormente, os resultados foram comparados com a Resolução CONAMA nº 357/2005 e o Índice de Qualidade da Água(IQA).”

Já na avaliação do presidente da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) Normando Zitta, os resultados obtidos na nesta campanha indicaram índices de qualidade variando entre bom e razoável, sendo considerado um resultado bastante positivo quando comparado com o trabalho realizado em 2012. “Reflete que as ações adotadas tanto no licenciamento ambiental, quanto no Programa de Fiscalização Surpresa estão sendo eficientes”, argumentou.

Fernanda Bachmann explica que IQA foi criado em 1970 nos Estados Unidos pela National Sanitation Foundation. “No Brasil, esse modelo foi adaptado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), sendo considerado o principal índice de qualidade da água utilizado no país.”

Para o cálculo do IQA são avaliados parâmetros como oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, pH, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), temperatura da água, nitrogênio total, fósforo total, turbidez e resíduo total. O resultado gerado é comparado com 5 faixas de qualidade: ótimo, bom, razoável, ruim e péssimo.

A Fujama esclarece, no entanto, que o índice de qualidade da água não é sinônimo de potabilidade e, portanto, o consumo da água só pode ser realizado após o tratamento correto.

 

Confira o mapa e quadro comparativo:

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger