Ministério Público quer licitação de transporte intermunicipal em SC

Foto Diego Lip/Arquivo Pessoal

Por: Windson Prado

11/07/2018 - 13:07 - Atualizada em: 11/07/2018 - 16:42

É precária a situação do transporte intermunicipal de Santa Catarina. Pelo menos 85 empresas estão atuando no serviço, algumas sem licitação ou com contratos vencidos. A denúncia é do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) que ajuizou ação civil pública com objetivo de obrigar o Deter (Conselho Estadual de Transportes) e o (Departamento Estadual de Transportes e Terminais) a cumprirem a lei e licitar as linhas de ônibus intermunicipais que operam irregularmente. Destas empresas, 10 atuam ou tem sede na região de Joinville e Jaraguá do Sul.

Quem assina a ação é Darci Blatt, titular da 26ª Promotoria de Justiça da Capital. Ela relata na ação que a Lei nº 10.824/98 que permitia a delegação do serviço de transporte intermunicipal pelo prazo de 10 anos mediante a celebração do contrato sem licitação foi declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça em agosto de 2009.

Leia mais: Noite promete discussão polêmica na Câmara de Vereadores de Joinville

“As sociedades empresárias que dominam este serviço público por tempo superior a uma década estão trabalhando com contratos vencidos, sem qualquer respaldo legal, e colocando a dispor da sociedade veículos em precárias e, até mesmo, péssimas condições de uso, sem uma efetiva fiscalização, haja vista a inexistência de quaisquer contratos que os vincule”, diz a promotora.

Na ação, ela pede que que o Deter promova licitação em 90 dias mantendo a prestação pelas empresas que atualmente o executam até a conclusão das licitações. Isto para que os usuários não sejam prejudicados.

Confira as empresas da região citadas na Ação Civil Pública

  • Auto Viação Rainha Ltda. (Blumenau)
  • Coletivo Santa Cruz Ltda. (Canoinhas)
  • Empresa de Ônibus Massarandubatur Ltda. (Massaranduba)
  • Expresso São Bento Ltda. (São Bento do Sul)
  • Lancatur Transporte e Turismo Ltda. (São Bento do Sul)
  • Transpantal – Transporte Passag. (Schroeder)
  • Transporte e Turismo Santo Antônio Ltda. (Joinville)
  • Viação Canarinho Ltda. (Jaraguá do Sul)
  • Viação Verde Vale Ltda. (São Francisco do Sul)
  • Viação Verdes Mares Ltda. (São Francisco do Sul)

Contraponto

A assessoria de imprensa do Deter/SC informou que ainda não foi comunicada oficialmente pela Justiça, a respeito da ação civil pública movida pelo MPSC. Por este motivo, o órgão estadual não pode dar declarações a respeito da situação. A mesma justificativa foi feita pelas empresas de Joinville e São Francisco do Sul citadas na reportagem.

Quer receber as notícias no WhatsApp?