Microrregião recebe novas vacinas contra gripe

A fila para a vacinação era grande na manhã de ontem, na unidade da Reinoldo Rau - Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

10/05/2016 - 04:05 - Atualizada em: 11/05/2016 - 07:28

Desde a manhã de ontem, a 24ª Regional de Saúde de Jaraguá do Sul passou a distribuir as 11,8 mil novas doses da vacina contra a gripe recebidas no final da tarde da última sexta-feira (6). Deste total, 7,4 mil foram distribuídas às unidades de saúde de Jaraguá do Sul, 1,8 mil para Guaramirim, mil doses para Schroeder, 800 para Corupá e 800 para Massaranduba, confirma a responsável pelo setor de Vacinas e Medicamentos da Regional de Saúde, Clauri Mara Bihr. Segundo ela, o último lote da campanha deve somar em torno de 9 mil doses, previsto para chegar até o final da semana.

Das 7,4 mil doses entregues para Jaraguá do Sul, duas mil foram destinadas ainda na sexta-feira para a unidade central da Rua Reinoldo Rau, anexa ao prédio da Regional. A meta da região é vacinar 56.204 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Desse total, 53.570 doses já foram distribuídas. A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que em Santa Catarina foi antecipada para 25 de abril, encerra em 20 de maio.

A enfermeira responsável pela unidade central, Marina Fogaça, confirma que quando abriu as portas, às 7h de ontem, uma fila de pessoas já esperava a imunização. No final da manhã, ainda tinha muita movimentação na unidade. “A procura está muito grande esse ano. Em 2015, as pessoas vinham vacinar durante as três semanas da campanha, mas esse ano, foi logo no início”, observa.
Marina confirma que nos primeiros dias a procura girava em torno de 500 doses/dia da vacina. Ela estima que a unidade central já atingiu em torno de 65% da meta e lembra que o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, com distribuição de senhas no final da tarde, dependendo da demanda do dia.

A enfermeira Daiana Ferreira, 34 anos, sabe muito bem o quanto é importante imunizar contra a gripe, tanto que por volta das 11h30 de ontem, levou o filho Matheus Henrique, de dois anos, para se vacinar. Ele aguardava tranquilamente a vez enquanto folheava um livro infantil. “Ele é bem sadio, mas sempre trago para vacinar, pela prevenção”, assegura Daiana.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação