Meteorologia prevê dias com clima típico do inverno

Geral
terça-feira, 04:00 - 21/06/2016

É hora de preparar os casacos, jaquetas, cachecóis, gorros e luvas porque o inverno, que iniciou mais cedo esse ano, deve ser mais gelado do que nos últimos anos.
A estação mais fria do ano começou oficialmente na noite de ontem, com o solstício de inverno. A incidência do fenômeno La Niña será mais sentida na primavera, mas deve ter impacto na queda das temperaturas.
Ontem tempo ficou nublado e temperatura de 13ºC até 17ºC em Jaraguá do Sul e a tendência é que o frio típico se mantenha, com média de 12ºC ao longo dos próximos meses. Porém, essa média de temperatura pode despencar abaixo de 6ºC durante as frequentes massas de ar frio.
A meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, confirma que o frio chegou com mais intensidade em 2016. “Nesse ano, todos os modelos climáticos indicam que teremos inverno com ondas de frio bastante intensas por mais dias consecutivos, e nebulosidade com mais frequência”, declara.
No litoral Norte e em Jaraguá do Sul, essa semana estão previstos dias nublados e de chuva até a quinta-feira (23), com abertura de sol com algumas nuvens. A temperatura varia de 14ºC a 18ºC. “No domingo (26) chega uma nova massa de frio, com temperaturas abaixo de 6ºC, talvez por volta de 3ºC aí em Jaraguá do Sul”, estima. Depois desse período, probabilidade é de cinco a sete dias sem chuva.
“Junho deve terminar com temperaturas baixas, com meses de transição. A La Niña, a partir do Pacífico Central, vai ter mais reflexo na primavera, com dias mais secos, durante cinco meses consecutivos. Durante o inverno, teremos uma neutralidade climática”, complementa a meteorologista.
Pluviômetros automáticos para acompanhar as chuvas
Apesar de nãos e a estão com maior incidência de temporais, o município está preparado para monitorar as chuvas. O secretário de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Leocádio Neves e Silva, no comando da equipe de trabalho que monitora permanentemente as oscilações de tempo e temperatura, anuncia a entrega de novos equipamentos eletrônicos. O sistema passa de semiautomático para automático. A estação meteorológica passará a ganhar reforço com a entrega de 10 novos pluviômetros, distribuídos junto à área externa próxima ao prédio da Defesa Civil, em escolas e em pontos estratégicos da cidade. Permitirá leitura da quantidade de chuva acumulada e transmissão para o banco de dados do órgão em tempo real. O município, que soma de 25 a 30 pontos considerados áreas de risco para escorregamentos e alagamentos, de acordo com Leocádio, pode fazer a conversão a partir da doação de sucatas eletrônicas da Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). “Já estamos finalizando a instalação dos 10 pluviômetros automáticos”, pontua Neves e Silva.
×