Massaranduba pede ajuda para encaminhar pacientes

A dificuldade que o município de Massaranduba encontrou ao encaminhar dois pacientes a hospitais em Florianópolis será tema de discussão durante um encontro com gestores de Saúde das regiões de Jaraguá do Sul e Joinville, hoje.

Segundo a secretária Suzane Reinke, os pacientes têm problema vascular e hérnia de hiato, mas não foram atendidos. O tema é relacionado à PPI (Programação Pactuada e Integrada) do governo estadual.

De acordo com ela, o problema ocorreu com dois pacientes homens, encaminhados para cirurgias em Florianópolis, que foram “devolvidos” ao município sem nenhuma solução. “O paciente com problema de hérnia de hiato é mais jovem, e o de cirurgia vascular, de meia idade”, observa.

“Nos dois casos, o município gastou com combustível para irem e voltarem, os pacientes tiveram de esperar e voltaram sem solução. Para um deles, disseram que era uma cirurgia simples, que poderia ser feito na região, e para outro, que fosse para Blumenau”, conta a secretária. “As regionais de Saúde são o Estado perto da gente. Precisamos ter uma solução”, complementa Suzane.
Secretários municipais e representantes das gerências regionais de Saúde de Jaraguá do Sul e Joinville, que totalizam 13 municípios, discutem hoje as dificuldades comuns em encontro mensal da CIR (Comissão Intergestores Regionais), na sede da Amvali (Associação dos Municíopios do Vale do Itapocu). A reunião resultará em um documento que será enviado ao governador Raimundo Colombo, ao secretário da Pasta, João Paulo Kleinubing, e à Fecam (Federação dos Municípios de Santa Catarina).

Na pauta do dia constam a saúde do trabalhador, deliberação da Comissão Intergestores Regional Nordeste, reprogramação e remanejamento dos saldos financeiros, Fies, ações e atividades do programa de combate à dengue. É o que confirma Patrícia Farias, que presta apoio gerencial na 24ª Regional de Saúde de Jaraguá do Sul.