Máscara machucando atrás da orelha? Veja dicas simples para aliviar a pressão e eliminar a dor durante o uso

Foto Freepik

Por: Elissandro Sutil

15/03/2021 - 05:03 - Atualizada em: 15/03/2021 - 09:37

O uso de máscaras para se proteger do contágio de coronavírus é obrigatório em alguns estados brasileiros, como Santa Catarina, e já virou um novo hábito entre a população.

Quanto mais é usada, mais as pessoas vão percebendo o que funciona melhor para si e também o que pode estar atrapalhando no processo de se acostumar ao novo item de vestimenta.

Um dos principais desconfortos é a pressão que o elástico causa atrás das orelhas e o aperto no rosto, já que a máscara deve estar bem ajustada para cobrir o nariz e a boca.

 

 

Uma dica é utilizar um extensor de máscara, que serve tanto para aliviar o incômodo quanto para dar mais firmeza às máscaras que acabam ficando largas com o uso.

O extensor pode ser de fita, elástico ou tiras de tecido. Existem também modelos de plástico, que podem ser encontrados na internet para comprar.

Caso você mesmo deseja fazer o seu, aqui estão alguns vídeos com tutoriais ensinando a costurar extensores. Há modelos mais simples e outros mais elaborados, de acordo com a habilidade de cada um.

Extensor de tecido

Extensor de elástico

Mais dicas

O design da máscara facial deve ser confortável e eficiente: deve estar bem adaptada ao rosto, para que se evite sua recolocação toda hora.

A máscara deve ser usada por não mais do que poucas horas, em situações de saída de casa, e sempre se respeitando a distâncias entre as pessoas.

É recomendável que cada pessoa tenha entorno de 5 máscaras de uso individual.

Antes de colocar a máscara no rosto deve-se

  • Assegurar que a máscara está em condições de uso (limpa e sem rupturas)
  • Fazer a adequada higienização da mão com água e sabonete ou com preparação alcoólica a 70% (cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas)
  • Tomar cuidado para não tocar na máscara. Se tocar a máscara, deve executar imediatamente a higiene das mãos
  • Cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais
  • Manter o conforto e espaço para a respiração
  • Evitar uso de batom ou outra maquiagem ou base durante o uso da máscara
Com informações do G1