Mais um projeto de Saúde de Jaraguá do Sul recebe reconhecimento nacional

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elissandro Sutil

11/11/2019 - 19:11

Duas semanas depois do programa Protocolo de Enfermagem ficar entre as três melhores iniciativas no Programa Nacional Saúde Básica, outro projeto desenvolvido em Jaraguá do Sul é destaque nesta área: as Academias de Saúde.

De um total de quase 1,7 mil práticas de atividade física levantadas em pesquisa sobre saúde, a iniciativa de Jaraguá do Sul foi selecionado como uma das 85 práticas mais exitosas no país.

O reconhecimento veio por meio de pesquisa promovida pelo programa Saúde a Partir de Atividades Físicas Exitosas (Safe), que está sendo realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina e conta com a parceria do Ministério da Saúde.

Segundo uma das pesquisadoras da Safe Sofia Wolker, o estudo tinha como problema nacional a identificação de prática de atividades físicas que eram desenvolvidas pela atenção primária à saúde.

“A pesquisa Safe veio com objetivo de propor recomendações de práticas que seriam exitosas para serem desenvolvidas pela atenção primária”, apontou.

Academias de Saúde: levantamento identifica projeto em Jaraguá

O levantamento teve início em 2017 e a partir de então registrou quase 1.700 práticas voltadas a atividades físicas com esse perfil. Jaraguá do Sul, com o projeto Academia de Saúde, acabou relacionada entre essas práticas.

Sofia explica que depois disso foi feito um novo ranqueamento entre as práticas selecionadas levando em conta quesitos como planejamento, sustentabilidade da prática nos municípios onde ocorrem, bem como o envolvimento dos participantes do projeto.

“Deste levantamento, tivemos 85 práticas que ficaram entre as mais exitosas do Brasil e Jaraguá ficou entre essas”.

Certificado é entregue a projeto das Academias de Saúde

A pesquisadora do Safe Sofia Wolker esteve em Jaraguá do Sul nesta segunda-feira (11), e visitou uma das duas academias da cidade, que funciona no bairro Vieira.

Foto: Divulgação/PMJS

Durante a visita, a pesquisadora entregou um certificado à gerente de Programas de Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul Joyce Ribeiro Bueno.

“Primeiramente gostaria de dizer que a gente está muito feliz em receber essa premiação. É o resultado do trabalho da equipe”, afirma a gerente.

As academias de Saúde dos bairros Chico de Paulo e Vieira foram implantadas em 2015 e planejadas pelo município com base no perfil epidemiológico da população.

Gerente de Programas de Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul Joyce Ribeiro Bueno | Foto: Divulgação/PMJS

Além da premiação na pesquisa do Safe, a gerente diz que também vê o resultado que essas academias trouxeram para a própria comunidade.

“A gente vê através dos índices, o número de pessoas que relatam que melhoraram sua condição física, a sua condição mental e se tornou um espaço aberto para toda a comunidade”, observa Joyce.

A academia de saúde do Vieira realizou, de janeiro a outubro, 16,5 mil atendimentos. Cerca de 120 usuários frequentam a academia diariamente.

Academia do Chico de Paula também se destaca

Embora menores, os número do Chico de Paulo também são significativos: de janeiro até agora foram 758 atividades e 6.496 atendimentos registrados.

O educador físico e coordenador da academia de Saúde do Vieira Marcelo Arenhardr também ficou satisfeito com a certificação.

“É o reconhecimento de um trabalho de quatro anos, levado muito a sério, e que visa estimular hábitos saudáveis à população”, exaltou.

O educador complementa que no local são desenvolvidas atividades como grupo de caminhada, circuito funcional, circuito saúde (para alunos acima de 55 anos), cross training voltados a pessoas a partir dos 14 anos.

“Temos o serviço de avaliação física gratuita para a comunidade em geral, além de realizarmos ciclo de palestras que são sobre atividade física, saúde, fornecidas inclusive a empresas ou indústrias de Jaraguá do Sul quando solicitado à Secretaria de Saúde”, destacou Arenhardt.

As academias de Saúde mantidas pela Prefeitura funcionam diariamente das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger