Jaraguá do Sul vence prêmio nacional do Ministério da Saúde

Foto Ministério da Saúde/Divulgação

Por: Elissandro Sutil

29/10/2019 - 11:10 - Atualizada em: 30/10/2019 - 10:54

Na manhã desta terça-feira (29), o Ministério da Saúde anunciou os grandes vencedores do prêmio que consagra as iniciativas que melhoraram o atendimento à população que utiliza o SUS em todo o país.

O papel do protocolo da enfermagem no processo de acolhimento e primeira consulta para zerar as filas na Atenção Primária, desenvolvido em Jaraguá do Sul, foi um dos escolhidos como campeão.

Projetos aplicados em Abaetetuba, no Pará, e em Salgueiro, no Rio de Janeiro, também ganharam o prêmio.

A iniciativa jaraguaense disputou com outros dez finalistas. O anúncio foi feito em uma cerimônia oficial em Brasília, que contou com representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Drauzio Varella estava entre os avaliadores e destacou que a proposta “rompe as barreiras do corporativismo médico, ao atribuir à enfermagem papel relevante na atenção primária, com protocolos capazes de diminuir as filas de espera por atendimento”.

Para o prefeito Antidio Lunelli, o reconhecimento ao protocolo de enfermagem coloca Jaraguá do Sul, já referência em diversos setores, um modelo a ser seguido também na saúde pública.

Lunelli ressalta o empenho dos servidores da Secretaria de Saúde que enfrentaram uma dose de desconfiança inicial mas que persistiram porque sabiam que a mudança beneficiaria a população. “Essa é a razão do nosso trabalho diário. Eu agradeço o empenho de todos porque sei que quebrar paradigmas exige coragem”, declara.

O protocolo, conforme o secretário de Saúde, Alceu Moretti, ajudou a superar alguns receios da comunidade dentro do atendimento prestado nas unidades de saúde jaraguaense.

“Havia sempre aquela máxima de que somente o médico resolve os problemas de saúde. Hoje, o entendimento da própria comunidade é que os profissionais de enfermagem, pessoas que são capacitadas, podem auxiliar muito e resolver a grande maioria dos problemas da atenção básica”, explica.

Para gerente de Atenção Básica, Silvia Curty, o projeto é um processo irreversível porque beneficia a comunidade e valoriza um profissional que está preparado para esse tipo de atendimento.

“A indicação como finalista veio como um presente para Jaraguá do Sul porque agora em novembro completamos um ano de implantação dos protocolos e veio também reafirmar todo esse trabalho. Resgatamos o empoderamento do profissional enfermeiro, a competência técnica desse profissional”, ressalta Silvia.

Sobre o protocolo

O novo protocolo de enfermagem foi adotado na rede pública de saúde do município em novembro de 2018 estabelecendo que é o enfermeiro ou equipe de enfermagem que prestam o primeiro atendimento para, se necessário, encaminhar ao médico.

Os profissionais podem solicitar exames, indicar alguns medicamentos e também solicitar consultas com especialistas. A medida foi oficializada seguindo uma realidade observada na maioria dos países desenvolvidos, e também obedecendo ao que já previa o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina. Desde 1986 este tipo de procedimento por parte dos enfermeiros está previsto legalmente.

Menos de um ano depois, a Secretaria Municipal de Saúde zerou a fila de primeira consulta básica. O resultado foi alcançado devido também as ações paralelas à implantação do protocolo, como os mutirões de atendimento e o direcionamento das agendas dos postos de saúde para o atendimento de 70% das demandas espontâneas dos usuários e 30% para o atendimento da demanda programada, conforme orientação do Ministério da Saúde.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger