Mais de 1,1 mil atendimentos foram prestados pela Defesa Civil de Jaraguá do Sul em 2017

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/12/2017 - 12:12 - Atualizada em: 27/12/2017 - 07:14

Ao fazer uma avaliação das atividades de 2017, o Diretor de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle, disse que foi muito positivo o ano, principalmente em relação às atividades relacionadas à prevenção e conscientização. Ao resumir as ações, destaca que as quatro limpezas de rios (Jaraguá e Itapocu), mostraram que a população está mais consciente e jogando menos lixo. “Mesmo assim, ainda recolhemos cerca de 15 toneladas de materiais, sendo a grande maioria troncos e galhos de árvores arrastadas pelas enxurradas e que pararam nos pilares das pontes”, enfatizou.

Em 2017, a Diretoria Municipal de Defesa Civil prestou 1.112 atendimentos, número considerado 42% superior ao registrado em 2016. Foram 106 vistorias em áreas de risco de escorregamento; 18 ocorrências de alagamentos; 11 desabamentos de muros; 13 incêndios em indústrias, comércios e residências; 122 avaliações de edificações, 15 em pontes e 59 em muros; 51 quedas de árvores e outras 340 avaliações de riscos iminentes de quedas, além de outros.

Um dos pontos destacados por ele foi a elaboração do Plano de Contingência para situações de desastres em formato de cartilha. A publicação será distribuída para as policias Civil, Militar, Bombeiros e demais entidades parceiras do Município em momentos de crise como Grupo Gerar, Jeep Club Jaraguá, Clube de Canoagem Kentucky além dos próprios secretários municipais envolvidos nessa dinâmica.

As quatro operações de limpeza de rios foram feitas durante o ano, em parceria com o Clube de Canoagem Kentucky e Secretaria de Obras e Serviços Públicos. “Só na primeira vez, em março, recolhemos aproximadamente nove toneladas de entulhos, troncos, galhos, pneus, metais entre outros materiais que estavam no leito e nos pilares das pontes”, lembrou. “Mas, depois, o volume baixou consideravelmente”.

Durante o ano, foram várias denúncias recebidas para verificação de depósito de entulhos e terrenos baldios, o que é considerado um fato preocupante, segundo o diretor. “Foram muitas denúncias no 199, nos três últimos meses. Isso comprova também que a população está de olho e denunciando”, disse ele.

Outra conquista importante, na avaliação de Colle, foi a parceria com a Defesa Civil Estadual para a instalação dos kit de transposição de obstáculos (pontes de concreto pré-moldado). Ele citou o kit que está sendo instalado no Ribeirão Manso, onde ocorriam problemas de alagamentos e cuja estrutura anterior de madeira deixava a comunidade isolada em períodos de cheia. “Encaminhamos no total oito projetos deste tipo e esperamos conseguir em 2018”, concluiu. “Para o ano que vem, teremos R$ 1 milhão para investir em duas obras importantes de prevenção às cheias, nos fundos do Clube Beira Rio e na ponte da Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira”, mencionou.

Para finalizar, cita a criação do aplicativo para celulares no qual seu usuário pode monitorar, em tempo real, a elevação ou diminuição dos níveis dos três principais rios do município: Itapocu, Jaraguá e Itapocuzinho. O aplicativo batizado de AlertaJá foi desenvolvido por servidor público.

Hideraldo Colle reforça que no período de recesso e férias, a Defesa Civil manterá plantão através do telefone 199.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul