Nesta semana Jaraguá do Sul ultrapassou a marca de 100 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha no município, é de 137.655 pessoas.

Foram aplicadas, até agora, 73.192 primeiras doses (D1), 22.181 segundas doses (D2) e 6.162 doses únicas (DU), totalizado 101.535 doses.

Pelos dados da Secretaria de Saúde, 57,6% do público-alvo da vacinação covid em Jaraguá do Sul (maiores de 18 anos) já recebeu a 1ª dose ou dose única do imunizante.

Com o esquema vacinal completo (2ª dose ou dose única), são 20,6% da população a ser vacinada.

O avanço da imunização é um alento, traz esperança. A expectativa é que a vacinação ajude a conter a doença, trazendo a possibilidade de um fim mais próximo para a pandemia do coronavírus. Mas a caminhada ainda é longa, afirmam os especialistas, e as vacinas precisam chegar de forma suficiente aos municípios.

Apesar de ser um processo demorado, que não vai acabar com todas as medidas de proteção impostas pela pandemia de um dia para o outro, ainda assim, a vacinação é considerada o único caminho para controlar a covid-19 no mundo.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, reforça a importância da vacina e lembra que todos os imunizantes oferecidos são eficazes contra o coronavírus e são seguros.

“Temos que tomar o imunizante que nos é ofertado, pois ele é fruto de avanços científicos gigantescos”, pontua.

Moretti também reforça a necessidade de atenção quanto à segunda dose (D2), com os imunizantes que preveem este retorno. Somente com o esquema vacinal completo haverá a proteção esperada contra a covid.

*Com informações de assessoria de imprensa.