A Associação R3 Animal resgatou um leão-marinho, apático, na beira do Canal da Barra da Lagoa, em Florianópolis. O mamífero-marinho, um macho adulto, bastante magro, foi levado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação de Animais Marinhos (CePRAM), onde passará por uma bateria de exames para determinar o melhor tratamento.

Os leões-marinhos que costumam aparecer em nossa região, durante o inverno, na maioria das vezes, são adultos e subadultos.

O mamífero-marinho foi levado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação de Animais Marinhos | Foto Nilson Coelho/R3 Animal

Estes animais são oriundos de colônias reprodutivas do Uruguai e Argentina. Porém, desde 2019 foram observados grupos de até 12 animais em costões da Ilha de Santa Catarina.

Eles vivem entre 18 e 20 anos na natureza, as fêmeas podem atingir o tamanho 2 metros e 20 centímetros e pesar 150 quilos, enquanto os machos, podem medir mais de 2 metros e meio de comprimento e pesar cerca de 350 quilos.

Estes animais são oriundos de colônias reprodutivas do Uruguai e Argentina | Foto Nilson Coelho/R3 Animal

Fique atento

  • Em caso de encalhe deste animal ou outro mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!
  • O CePRAM/R3 Animal fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
  • O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
  • O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
  • O PMP-BS é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.