Por Leonardo Koch Talvez de imediato você não reconheça o rosto do jaraguaense Guilherme Fernandes, mas é só falar no personagem Patrick Delon da temporada de 2007 de “Malhação” que as lembranças do personagem cômico começam a aparecer. Há exatamente 10 anos, Guilherme estreava em uma novela da Rede Globo com o seu primeiro papel de destaque. Na época, ele tinha apenas 17 anos e a oportunidade surgiu depois que a escola de atores em que ele estudava enviou fotos para os testes. 02ben01 A participação na programação global foi a realização de um sonho e trouxe descobertas para o jaraguaense, que contracenou ao lado de Ícaro Silva, Bernardo Mendes (Foto) e Sérgio Hondjakoff – o eterno “Cabeção”. “Quando entrei em Malhação eu era muito jovem, mas foi uma experiência incrível que concretizou minha paixão pelo mundo da arte”, comenta. Hoje, Guilherme se dedica aos palcos e ensaia um monólogo que estreia no segundo semestre, em Curitiba. Ele também concilia seu tempo dando aulas de teatro e improvisação de cinema para atores iniciantes. O fascínio pelo teatro surgiu após sua primeira encenação quando realizava aulas de interpretação em Jaraguá do Sul. A habilidade que Guilherme tem hoje em dia em frente às câmeras ou a uma plateia lotada não são nem um pouco comparáveis quando o jovem iniciou na carreira. “Eu procurei o teatro porque era gago, me ajudou muito a superar essa dificuldade e hoje é difícil me ver enroscado nas palavras”, explica. Após o término da novela, o ator continuou a se profissionalizar. O jovem se mudou para Curitiba e se matriculou em aulas de teatro. Durante este período, Guilherme lembra que chegou a apresentar mais de 15 espetáculos teatrais pelo Brasil.
Guilherme Fernandes em cena no monólogo "Coquetel Overdose" |Foto Arquivo Pessoal/Divulgação
Guilherme Fernandes em cena no monólogo "Coquetel Overdose" |Foto Arquivo Pessoal/Divulgação
O esforço do artista rendeu ao jaraguaense o prêmio de melhor Ator do Paraná em 2013 pelo espetáculo 'Coquetel Overdose', no “Gralha Azul”, tradicional festival de teatro que prestigia atores paranaenses. Sabendo que o mercado exigia preparação, ele continuou se aperfeiçoando e se formou em uma faculdade de Cinema. 946058_711460978867199_586326158_n Apoio da família foi essencial Aquele velho ditado que diz “filho de peixe, peixinho é” com certeza se aplica na trajetória profissional de Guilherme. Filho de um radialista e de uma artista plástica, seria impossível que o jaraguaense não seguisse o caminho da arte e da comunicação com o público. Os pais do ator também chegaram a se apresentar pelo país com uma companhia de teatro que participavam quando jovens. De acordo com ele, o apoio da família foi fundamental para continuar na profissão. Guilherme comenta que já nasceu em meio aos aplausos proporcionados pelo teatro. “Reza a lenda que eu fui concebido em uma das viagens que o grupo fez de ônibus pelo país”, brinca.   https://www.youtube.com/watch?v=9s59uLZ4caQ Relembre a Abertura de Malhação na temporada em que o jaraguaense participou abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=nhCXYWCfS7U

Confira a entrevista exclusiva com o ator:

Depois do término da novela, você chegou a receber propostas para outros trabalhos? Depois que a temporada de Malhação acabou, conversei com a produtora de elenco Rosane Quintaes para saber o próximo passo. Ela me aconselhou a não me afastar do teatro e continuar evoluindo sem parar. Me deu a certeza que sempre estaria acompanhando minha carreira e que as portas nunca se fechariam. E assim é até hoje, temos uma relação saudável e novos trabalhos podem pintar a qualquer momento. O que mudou na sua vida a partir do momento que você estreou na Rede Globo? Quando você ingressa em uma novela global a resposta do público é imediata. É uma consequência prazerosa e me fez buscar sempre dar o melhor de mim como resposta ao carinho. Você também recebe convites de trabalho para marcas e eventos, o que é ótimo porque potencializa seu nome no mercado e aumenta a renda no final do mês. Como você avalia o mercado de trabalho naquela época para hoje em dia? Com o avanço da tecnologia e da internet, as formas do ator expor seu trabalho aumentaram. Hoje, você pode criar um canal no Youtube, filmar e postar seus próprios vídeos e, se tiver talento e uma boa ideia, ganhará muita visibilidade. O mercado está sempre precisando de novos atores talentosos e isso nunca vai mudar. Por isso, esse é o momento perfeito para quem tem vontade de atuar.

O ator também fez trabalhos publicitários, veja abaixo um comercial veiculado em todo o país:

https://www.youtube.com/watch?v=6nE5yIPQ1tE&feature=youtu.be