Jaraguá Mais Saudável: a importância da atividade física e da boa alimentação

Foto Arquivo OCP News

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/10/2019 - 10:10 - Atualizada em: 24/10/2019 - 10:49

Por Luís Fernando Medeiros, Especialista em Avaliação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública, responsável pela área de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde, GT Dados e Conteúdos – Jaraguá Mais Saudável

 

A causa fundamental da obesidade e sobrepeso é o desequilíbrio entre o consumo de calorias e o gasto calórico. Isso decorre da ingestão de dietas ricas em carboidratos e gorduras e do aumento do sedentarismo na população urbana.

Em conjunto, atividade física e alimentação saudável promovem a redução do excesso de gordura e o aumento da massa magra, além de diminuir os riscos de doenças como a obesidade.

Segundo as Diretrizes para a Atividade Física publicada em 2018 pelo Departamento Americano de Saúde (correspondente ao nosso Ministério da Saúde), sete das doenças crônicas mais comuns são favoravelmente influenciadas pela atividade física.

E ser fisicamente ativo é uma das ações mais importantes que pessoas de todas as idades podem fazer para melhorar sua saúde, promovendo o crescimento e desenvolvimento normais, fazendo as pessoas se sentirem melhor, funcionarem melhor e dormirem melhor.

Ainda segundo a publicação, os benefícios à saúde não são a única razão pela qual as pessoas devam ser ativas, a atividade física dá às pessoas a oportunidade de se divertirem, estar com os amigos e familiares, aproveitar o ar livre e melhorar a forma física.

Em relação à alimentação saudável e adequada, um dos desafios do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é controlar e prevenir os agravos decorrentes da má alimentação uma vez que o excesso de peso é um fator de risco para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como hipertensão, diabetes e câncer.

As doenças crônicas são responsáveis por mais de 70% das causas de morte no Brasil e em Jaraguá do Sul foram responsáveis por 63% das mortes precoces em 2018.

Segundo dados do setor de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, avaliando uma amostra da população adulta (18 ou + anos) usuária das Unidades Básicas de Saúde, 36,71 % da população adulta encontra-se numa situação de sobrepeso (IMC entre 25 e 29,9) e 35% com obesidade (IMC ≥ 30).

Estes dados somados demostram que 71,7% da população adulta jaraguaense apresenta um IMC acima do ideal, o que corresponde a uma população estimada de 96.820 pessoas, lembrando que a população total estimada de Jaraguá do Sul em 2019 segundo IBGE é de 177.679 habitantes, e a população estimada com 18 ou + anos é de 135.036 habitantes.

Outros sinais de alerta do estudo:

  • A taxa de mortalidade precoce (30 a 69 anos) pelo conjunto das 4 principais DCNT (doenças do aparelho circulatório, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas) de residentes em Jaraguá do Sul passou de 230,39 em 2017 para 271,34 em 2018 (aumento de 18%)
  • O número de internações (SUS) de residentes em Jaraguá do Sul por obesidade tem aumentado. Entre o total de internações por esta causa no período 2015 a junho 2019, 90% foram de pessoas entre 30 a 59 anos de idade
  • As internações (SUS) de residentes em Jaraguá do Sul por diabetes tem aumentado sendo que em 2015 foram 35 internações e em 2019 já tinham sido 39 até junho
  • Diversos tipos de câncer têm como fator de risco o sobrepeso e obesidade, entre eles o câncer colorretal o qual no período 2015 a 2018 aumentou 4,2 vezes o número de internações (SUS) e 5 vezes o número de óbitos na faixa etária de 30 a 59 anos por este tipo de câncer, em pessoas residentes em Jaraguá do Sul

Um convite para boa mudança

O movimento “Jaraguá Mais Saudável” chega no momento oportuno para contribuir na melhora destes indicadores, visualizando-se para o futuro uma população jaraguaense mais longeva e com melhor saúde.

O Jaraguá Mais Saudável quer influenciar a população para o comportamento saudável por meio dos seus pilares, orientando através de suas dicas e informativos e apoiando as iniciativas existentes no município em saúde e qualidade de vida através dos seus parceiros, o que oportuniza a população a mudança de comportamento e adoção de hábitos mais saudáveis.

Você pode acompanhar as notícias e obter maiores informações, acessando as redes sociais do Jaraguá Mais Saudável.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger