Uma cidade pacífica, onde a delegacia com frequência está vazia ou atendendo pequenos casos, as pessoas deixam as portas das casas abertas e não há desemprego. Foi desta forma que Jaraguá do Sul foi apresentada nacionalmente em reportagem publicada neste domingo no programa "Domingo Espetacular", da Rede Record. A reportagem foi inspirada nos índices de cidade mais pacífica do país divulgado no início do mês de junho, em um ranking do Atlas da Violência que considerou os números de homicídios e mortes violentas com causa indeterminada nas cidades com mais de 100 mil habitantes em 2015. A taxa de 3,1 homicídios em 2015 é a menor do Brasil em comparação a outros municípios com número semelhante de habitantes. Conforme o Atlas da Violência, com 163.735 moradores, Jaraguá do Sul registrou cinco homicídios e uma morte violenta com causa indeterminada em 2015.
Atendimento na Delegacia de Polícia Civil | Foto Reprodução Record TV
O título de cidade mais pacífica do Brasil chamou a atenção da mídia nacional e a produção do programa “Domingo Espetacular” da Record esteve na cidade para gravar uma reportagem sobre o tema, onde a segurança foi enfatizada e o delegado Adriano Spolaor, da Polícia Civil, atribui o fato ao baixo índice de ocorrências de tráfico.
Policial militar checa a situação de detento em regime aberto | Foto Reprodução Record TV
Um das curiosidades apontadas na reportagem é que Polícia Militar faz fiscalização diária de cerca 200 presos que estão em regime aberto e têm autorização para dormir em casa e trabalho e precisam se recolher às 22h. Também destacou o trabalho de um terço dos presos que atuam dentro da unidade e que a última rebelião ocorreu em 2010. A reportagem também enfatizou que os presos são assistidos e encaminhados ao mercado de trabalho quando deixam a prisão. A informação de que as pessoas podem deixar as portas abertas não agradou a todos os internautas, até porque diariamente há registros de furtos e arrombamentos, além de golpes, mas o registro de três assassinatos até o momento neste ano realmente é um índice a ser comemorado.